A pandemia do coronavírus tem afetado quase todos os aspetos da nossa vida, desde a maneira como nos deslocamos até ao modo como gastamos o nosso dinheiro, passando pela forma como exercemos a nossa atividade profissional ou pelas nossas prioridades a nível pessoal. E apesar das notícias animadoras acerca das vacinas, estes efeitos irão, muito provavelmente, prolongar-se durante mais algum tempo.
No universo empresarial, em particular, o impacto tem sido inegável. E, ao mesmo tempo que assistimos a cenários preocupantes de muitos negócios que não conseguem resistir (e que esta segunda vaga está a agravar seriamente), para outros, o balão de oxigénio tem sido a sua transição digital.
De acordo com a Growth Tribe, “mesmo antes da Covid-19, 92% dos responsáveis de empresas já admitiam que os seus modelos de negócio não permaneceriam viáveis sem algum crescimento digital” e a pandemia apenas veio acelerar essa tendência.
Então, como é que a sua empresa, suportada pela transformação digital, pode continuar a enfrentar os desafios desta segunda vaga da pandemia? Damos alguns exemplos de seguida.
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Praticamente todos os negócios tiveram de se adaptar e de reinventar-se numa questão de dias ou semanas quando, em circunstâncias normais, essas iniciativas demorariam meses ou anos a serem tomadas. E aqueles que estiverem em condições de continuar a inovar, de se tornarem mais digitais, estarão mais bem preparados para enfrentar os efeitos da pandemia.
A pandemia veio acelerar a adoção de novos hábitos de consumo e, consequentemente, a transformação digital das empresas. Hábitos como fazer compras online ou pedir comida (ou outros bens) para entrega em casa são dois dos exemplos mais notórios e contribuíram para o crescimento do e-commerce e dos serviços de entregas. Assim como o decréscimo das interações cara-a-cara fomentaram o crescimento de ferramentas digitais de comunicação.
Para continuar a manter o cliente no centro da sua estratégia procure, não só, adotar novos canais digitais que vão ao encontro dos novos hábitos de consumo dos seus clientes, mas sobretudo privilegiar o engagement nesses canais para fortalecer relações.
A Covid-19 veio alterar de maneira nunca vista a forma como as pessoas trabalham. O expoente máximo disso está relacionado com o teletrabalho, que passou de uma solução a curto prazo para uma tendência que muitos colaboradores admitem querer adotar a longo prazo (adotar formas mais ágeis e flexíveis de trabalhar daqui para a frente continuará a ser crítico).
Neste sentido, é essencial preparar recursos tecnológicos que suportem o trabalho remoto. E nunca se esqueça da aprendizagem e do desenvolvimento de competências digitais, na medida em que os colaboradores têm de sentir-se confortáveis com novos métodos de trabalho e com uma cultura mais digital da organização.
Como já vimos, a pandemia veio precipitar processos de transformação digital que muitas empresas já equacionavam. Estudos indicam que os desafios impostos pela pandemia aceleraram em poucos meses o equivalente a seis anos de transição digital nas empresas (Twilio).
Ser ousado neste processo significa, sempre que possível, adotar métodos digitais para trabalhar, eliminar eventuais lacunas ou disparidades nas competências digitais dos seus colaboradores e tirar partido da tecnologia para tornar o trabalho mais eficiente: automações de marketing e vendas disponíveis em ferramentas como o HubSpot, ferramentas digitais de colaboração como o Google Drive, o Office 365 ou o Teamwork Projects; plataformas de comunicação omnicanal como o Slack ou o Microsoft Teams; software para reuniões virtuais como o Zoom ou o Skype; e ferramentas de armazenamento de dados na nuvem, como a Dropbox ou o OneDrive.
E já agora, não descure da cibersegurança, um tema cada vez mais importante à medida que se torna mais digital.
Se a mudança já era uma constante, isso tornou-se mais verdadeiro do que nunca. E privilegiar a inovação e o crescimento digital pode ser, efetivamente, a melhor forma de sobreviver e emergir neste “novo normal”.
Teremos todo o gosto em ajudar o crescimento do seu negócio através do digital. Não hesite em contactar-nos!
Conteúdo publicado originalmente em dezembro de 2020.