8 Ferramentas para o Crescimento Digital da sua Empresa
24 de Junho de 2020O objetivo final dos esforços de marketing é, invariavelmente, o crescimento do negócio. E a verdade é que existem dezenas - senão mesmo centenas - de ferramentas digitais que ajudam os profissionais de marketing a atingir esse objetivo.
Essas ferramentas podem ir desde a gestão e monitorização de redes sociais, à otimização dos motores de busca, campanhas de email marketing, análise de performance de websites e outros canais digitais, entre muitas outras áreas.
Com uma quantidade tão vasta de opções, conhecer e selecionar as ferramentas mais adequadas ao crescimento digital da sua empresa pode ser uma tarefa difícil. Por essa razão, apresentamos-lhe a nossa seleção de oito ferramentas que podem potenciar o seu negócio de forma rápida e eficiente. Descubra quais são e abrace a transformação digital na sua organização!
1 - HubSpot
A YouLead é uma agência parceira da HubSpot e, por isso, esta não poderia deixar de ser a nossa primeira escolha. O HubSpot é a ferramenta de marketing automation mais usada em todo o mundo e a mais completa, na qual é possível criar, gerir e monitorizar campanhas de email marketing, campanhas de paid media, websites, blogs, landing pages e muito mais! Além de poder centralizar todos os esforços de marketing da sua empresa, é também um CRM gratuito e pode alojar igualmente a sua atividade comercial (chamadas, tickets, emails de follow up, etc).
É, portanto, uma solução all in one que lhe permite gerar mais tráfego, qualificar e converter leads, reduzir os ciclos de venda e aumentar os negócios fechados, demonstrando o ROI das campanhas de marketing.
2 - Google Analytics
O Google Analytics deve ser instalado no primeiro dia em que colocar o seu site online. É uma ferramenta que acompanha o tráfego do seu website, ao mesmo tempo que fornece insights valiosos sobre quem são os seus visitantes, onde é que eles estão, quais as páginas que mais visitam, quais os produtos que estão a comprar no seu site, como é que estão a encontrar o seu site, entre muitas outras funcionalidades.
É, decididamente, uma ferramenta que ajuda as empresas a tirarem conclusões claras sobre o desempenho do seu website e sobre o que pode eventualmente ser melhorado.
3 - Moz
O Moz é uma ferramenta de SEO que permite analisar a posição dos websites nos motores de busca para as keywords relevantes para o negócio, além de fazer uma análise minuciosa às páginas e aos links existentes nos sites (por exemplo, se as páginas têm títulos e subtítulos, se têm ligações internas e externas, entre outros aspetos).
Desta forma é possível saber o que pode ser melhorado e otimizado de forma a que o site possa subir a sua posição nos motores de busca.
4 - Hotjar
O Hotjar é uma plataforma que fornece um registo visual em tempo real de todas as ações e comportamentos dos visitantes do seu site.
Através de mapas de calor que indicam onde é que as pessoas estão ou não a clicar, ou de vídeos que registam o trajeto da sua navegação, o Hotjar torna-se uma ferramenta de grande importância no sentido em que permite tomar decisões de otimizações no website com base em informação real e não apenas em intuição.
5 - Canva
O Canva é uma ferramenta de design online que permite criar imagens e vídeos que podem ser partilhados em blogs, redes sociais, websites e outros canais digitais. É extremamente fácil de usar e tem incorporado um banco de imagens, ícones, formas e tipos de letra, além de ter inúmeros templates já pré-definidos em diferentes formatos.
Esta ferramenta irá permitir que a sua equipa desenvolva apresentações, gráficos, imagens e muitos outros materiais visuais de forma rápida e em função das suas necessidades.
6 - Slack
O Slack é um dos serviços de comunicação mais utilizados pelas empresas. É possível criar vários canais de conversação e está focado na colaboração entre as várias equipas de uma organização, assumindo um papel ainda mais relevante em contextos de teletrabalho.
Por ser um canal de comunicação tão popular, possui várias integrações com outros software, como é o caso do Outlook, do Google Calendar, do Trello ou da Mailbird.
7 - Trello
O Trello é uma ferramenta de gestão de conteúdos que muitas empresas usam para fazer brainstormings ou definir estratégias de conteúdo. Esta plataforma fornece uma forma visual de definir e agendar os conteúdos digitais, além de dar visibilidade sobre quem está designado para uma determinada tarefa (escrever, editar, etc).
Adicionalmente, os utilizadores podem criar notas sobre um tema, definir prazos de entrega e atribuir tópicos a uma determinada equipa. Neste sentido, o Trello potencia o processo de colaboração entre equipas e torna claro quais os projetos que estão a ser desenvolvidos.
8 - Asana
Por último, o Asana é uma ferramenta de colaboração e de gestão de projetos cujo objetivo é organizar e agilizar as tarefas e objetivos dentro de uma equipa ou de uma empresa.
Esta plataforma permite registar e visualizar os projetos que estão em curso, mapear prazos e priorizar tarefas, atribuir tarefas a determinados membros da equipa, acompanhar o progresso dos projetos, reportar tarefas de forma rápida e transparente, entre outras funcionalidades.
Cada negócio pode beneficiar de maneira diferente de cada uma destas ferramentas, sendo que algumas poderão não fazer sentido e outras poderão ter um papel crucial no crescimento digital da sua empresa. Avalie as necessidades da sua organização e opte por usar as ferramentas digitais que efetivamente produzam resultados!
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