Transformação Digital nas Empresas: Como Implementar
10 de Agosto de 2020A transformação digital está relacionada com uma mudança que estamos a experienciar enquanto sociedade: à medida que o mundo se vai tornando cada vez mais digital, é natural que as empresas também. Não se trata de uma alteração naquilo que os negócios fazem, mas antes de como o fazem (nas plataformas e procedimentos que utilizam).
O conceito de transformação digital não é propriamente novo. Mas ganhou, com toda a certeza, um sentido e uma preponderância diferentes nos últimos meses. Empresas que desejavam ou planeavam uma transformação digital cuidadosamente delineada viram-se obrigadas a fazer, em semanas, mudanças que esperavam implementar em meses ou anos! E tudo devido à pandemia da Covid-19 e à necessidade de isolamento e teletrabalho.
São muitas as organizações e indústrias que despertam agora para as oportunidades, mas também para os desafios, da transformação digital. Por essa razão vamos apresentar-lhe um passo a passo para implementar uma estratégia consistente de transformação digital na sua empresa.
1 - Descubra o seu "porquê"
Procure responder à pergunta “Porque é que a transformação digital vai beneficiar a sua empresa?”. Ela deve ter um propósito definido e os benefícios da sua implementação devem estar claros para todos os intervenientes.
2 - Alinhe o processo de transformação digital com os seus objetivos de negócio
Depois de alinhar a estratégia de transformação digital com os valores da sua organização, o passo seguinte é garantir que esta vai ao encontro dos seus objetivos de negócio. Defina quais são esses objetivos e depois demonstre que conduzir a empresa para o digital é o caminho inevitável para atingi-los. Este alinhamento é imperativo para uma transformação digital bem-sucedida.
3 - Realize testes
À medida que vai introduzindo novas rotinas, novos procedimentos, novas plataformas ou mesmo novas funções dentro da empresa, algumas delas vão funcionar melhor do que outras. O mais provável é que, durante o processo de transformação digital, tenha de testar diferentes abordagens e adaptar-se em função das que funcionam melhor.
4 - Faça uma gestão dos riscos
A transformação digital implica, muitas vezes, alterações ao próprio modelo de negócio e requer a adoção de novos processos e novas tecnologias que permitam que as empresas sejam mais competitivas na era digital. O controlo dos riscos é um aspeto muito importante, pois cada passo deve ser cuidadosamente calculado em termos do esforço implicado e dos resultados esperados.
5 - Prepare-se para uma mudança na cultura organizacional
A transformação digital, e a consequente maneira diferente de fazer e pensar as coisas, pode ser altamente desafiante para os colaboradores de uma empresa. A cultura organizacional precisa de ter abertura para experimentar e, naturalmente, para falhar. É muito importante garantir que as pessoas e as novas tecnologias e processos estejam na mesma página.
Alguns exemplos de ferramentas que propiciam a transformação digital dentro de uma empresa podem ser: software de mensagens instantâneas, como o Slack, por exemplo; plataformas de recrutamento nas quais candidatos podem submeter a sua candidatura (como o LinkedIn); ferramentas de CRM e de vendas nas quais é possível armazenar informação e gerir toda a comunicação com leads e clientes, como é o caso do HubSpot; ou aplicações de videoconferência, como o Skype ou o Zoom, que permitem ter reuniões à distancia.
As possibilidades são imensas! O que parece evidente é que a transformação digital traz consigo inúmeros benefícios para as organizações:
- Maior eficiência na gestão de recursos e automação de processos e tarefas;
- Gestão data-driven, baseada em dados e informações mais precisas sobre o comportamento do cliente;
- Melhorias da experiência do cliente;
- Colaboração facilitada entre departamentos;
- Operações mais ágeis e mais inovadoras.
Gostaria de levar a sua empresa rumo à transformação digital? Hoje é um bom dia para começar! Não hesite em contactar-nos caso necessite de ajuda.
Deixe aqui o seu comentário | Comments: