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B2B SEO: O impacto na otimização da gestão de leads

O poder de uma boa estratégia de SEO é algo que já poucas organizações conseguem ignorar nos dias de hoje. Estar bem posicionado nos motores de busca é a forma mais fácil de fazer com que as pessoas que estão à procura dos nossos serviços nos encontrarem. Além de que é também, tipicamente, a mais barata e a mais perdurável.

O SEO assume uma dimensão preponderante na aquisição de novos clientes, apresentando oportunidades a pessoas que se encontram no topo do funil de vendas. No caso particular das empresas B2B, o SEO é mesmo uma das formas mais sustentáveis e eficazes de criar audiências, gerar leads e, em última instância, convertê-las em clientes.

No segmento B2B, o processo de compra inicia-se frequentemente com uma pesquisa genérica. Além disso, o mais natural é que, no momento em que essa pesquisa é realizada, a pessoa que a faz ainda não esteja disposta a comprar nada. Ela está apenas à procura de informação ou de ferramentas que possam ajudá-la a colmatar uma determinada necessidade.

Isto significa que uma estratégia de SEO no segmento B2B - os conteúdos do seu site e landing pages - não devem ser construídos com o objetivo de converter imediatamente visitantes em vendas. Mas sim com o propósito de estabelecer a sua marca na memória das pessoas que estão a pesquisar e de transmitir conhecimento e autoridade na sua área de negócio para ir gerando associações positivas ao longo do tempo.

Etapas para atrair leads através do B2B SEO:

  • Invista tempo em perceber quem compõe a sua audiência (quem são as suas buyer personas);
  • Crie conteúdo útil e relevante que responda às questões e vá ao encontro das necessidades dessas buyer personas;
  • Dê-lhes algo que lhes acrescente valor - em troca do seu e-mail -, e aí tem as suas leads.

Uma estratégia de SEO demora tempo a desenvolver e não apresenta resultados imediatos. No entanto, os resultados produzidos a longo prazo revelam consistência e compensam o esforço envolvido.

É um facto que, no segmento B2B, o SEO é raramente o principal fator inerente à conversão de leads em clientes. Isso deve-se ao facto de o ciclo de vendas nestes setores ser mais longo e ter mais touch points. No entanto, é inegável que um bom SEO melhora e potencia o processo de um ponto de vista global.

Isso acontece, não só porque o SEO aumenta o volume de oportunidades ainda numa fase de awareness, mas também porque pode fornecer dados relevantes sobre padrões de keywords e de conteúdos que podem ser uma mais-valia para as vendas.

 

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