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Um Consultor de Marketing Digital pode ajudar a sua Empresa

Written by Juliana Belo | 28/set/2020 9:00:00

Já não é uma novidade que as tecnologias digitais vieram alterar os negócios de, potencialmente, todos os setores de atividade. Quer falemos do surgimento de negócios puramente digitais, ou da adoção de estratégias digitais em negócios cuja operação não reside no online, o que é evidente é que o marketing digital tem vindo a ganhar um escopo cada vez mais alargado.

Neste contexto, as empresas podem optar por desenvolver os seus esforços de marketing internamente ou por terceirizar esta área a uma consultora externa. Neste artigo vamos perceber qual pode ser o âmbito de atuação de uma empresa de consultoria em marketing digital e o que é que ela pode fazer pela sua empresa.

O que é uma consultora de marketing digital?

Uma consultora de marketing digital é uma empresa especializada que pode oferecer diversos serviços com o objetivo de ajudar os seus clientes a posicionarem-se no universo digital. Estes serviços podem ir desde a análise da estratégia digital atual das empresas, à proposta de estratégias e táticas que visem atingir os objetivos de negócio, passando pela monitorização e otimização dessas mesmas estratégias.

Tipicamente, uma empresa de consultoria de marketing digital é especialista na sua área de atividade, tendo um know how adquirido e conhecimento sobre as últimas tendências e boas práticas do setor. Desta forma, está em posição de propor aos seus clientes as ações consideradas mais relevantes e eficazes para alcançar as metas estabelecidas.

Todas as empresas desejam que os seus investimentos e iniciativas digitais tenham bons resultados. Por isso, um parceiro de marketing digital pode ser um ativo importante quando as organizações não possuem os recursos, o conhecimento e o tempo necessários para se manterem a par das tendências e melhores práticas de marketing que permitem atingir esses resultados.

O que é que uma consultora de marketing digital pode fazer?

Uma consultora de marketing digital deve perceber quais são os objetivos estratégicos do seu cliente, propor as melhores estratégias para alcançar esses objetivos, definir quais as táticas e canais usados e, eventualmente, operacionalizar o que foi proposto.

Assim, uma empresa de consultoria pode ter valências que vão desde o marketing estratégico, desenvolvimento web, produção de conteúdos, gestão de redes sociais, criação de campanhas pagas e muito mais.

Adicionalmente, podem abordar e intervir em aspetos críticos para o crescimento digital das empresas, como:

1. Website

Uma consultora pode avaliar qual a melhor tecnologia para construir o seu website ou analisar o desempenho de um website já existente e identificar oportunidades de melhoria. Isto permitirá não só desenvolver um site que represente bem a sua marca mas também que seja atrativo para os visitantes, funcional e que aumente as conversões.

2. Estratégia Digital

A empresa de consultoria pode analisar o “estado de arte” da estratégia da sua empresa e ajudá-lo a implementar um plano de marketing 360º que tenha como base um estudo detalhado do mercado-alvo, dos seus concorrentes, das suas keywords estratégicas, das suas buyer personas e dos seus objetivos de negócio.

Depois disso, é necessário definir quais os canais a utilizar para concretizar esse plano e que podem ir desde um blog, redes sociais, campanhas de paid media, email marketing, entre outros.

3. Estratégia de Vendas

A estratégia de vendas nunca pode ser dissociada da estratégia de marketing e deve existir um alinhamento claro entre os dois departamentos (o chamado "Smarketing") para que as ações de ambos contribuam para atingir objetivos comuns de negócio.

Neste sentido, uma empresa consultora de marketing digital pode (e deve) ter um papel ativo na definição da estratégia comercial, que pode, muitas vezes, ser impactada, agilizada e otimizada pelas ações de marketing.

4. Avaliação da Performance

Todas as ações anteriores tornam-se irrelevantes se não avaliarmos e medirmos convenientemente as métricas que definam o sucesso de um projeto/negócio. E as tecnologias digitais trouxeram consigo uma oportunidade sem precedentes de monitorizarmos ao detalhe as ações de marketing.

Por essa razão, a análise da performance das táticas realizadas é um aspeto importante que uma consultora de marketing digital deve colocar ao serviço da sua empresa.

5. Ferramentas Tecnológicas

O marketing digital (e a transformação digital de um ponto de vista mais lato) está intimamente relacionado com a tecnologia. Existem centenas de ferramentas tecnológicas no mercado disponíveis para os profissionais de marketing e que podem ser úteis para SEO, gestão de redes sociais, gestão de publicidade online, criação de websites e blogs, envio de campanhas de email marketing… enfim, as possibilidades são imensas. E ter uma consultora de marketing digital pode ajudá-lo a encontrar as plataformas que mais se ajustam às necessidades do seu negócio.

No caso da YouLead recomendamos a HubSpot, que integra numa única ferramenta todas as funcionalidades necessárias para a sua estratégia de marketing digital (e ainda de vendas e serviço ao cliente).

 

Em suma, levar a cabo uma estratégia de marketing digital efetiva pode ser algo desafiante para muitas empresas, quer seja por falta de disponibilidade, de recursos ou de conhecimento na área. Nestes casos, recorrer aos serviços de uma consultora de marketing digital pode ser uma mais-valia.

Não hesite em contactar-nos caso precise de ajuda especializada em marketing digital!

Conteúdo publicado originalmente em setembro de 2020.