Porque é que o Inbound Marketing é tão importante? Porque é que não pára de crescer? O que é que significa efetivamente para o seu negócio e para a sua equipa?
O Inbound está a crescer. Não que ainda seja pequeno, mas a sua expansão, a nível global não parou. Não paramos de ouvir que o outbound está "fora de prazo" e que o Inbound é o caminho certo para qualquer empresa que deseje uma estratégia de marketing sustentável e rentável.
Sim, o Inbound acrescenta valor, é altruísta, educa, atrai em vez de interromper, proporciona uma experiência mais humana, mas porque é que isso é mais atrativo para o consumidor? Porque não uma simples experiência outbound, que chega ao consumidor sem ter que pedir? O que é que o Inbound efetivamente acrescenta?
A estratégia outbound funcionou durante anos, num contexto de pouco ruído. As pessoas não eram bombardeadas com publicidade como são hoje e, se em tempos a publicidade era útil, hoje é ensurdecedora.
O Inbound vem ajudar o consumidor, reduzir o ruído, segmentar para audiências-chave. Em suma, para de interromper quem não quer ser interrompido e vai ao encontro daqueles que realmente vêem valor no produto ou serviço em questão.
Apesar de humano, o Inbound também é altamente matemático. A recolha contínua de dados e a sua avaliação é crucial para a otimização constante das ações. Não basta desenvolver uma estratégia, é preciso fundamentá-la em dados estatísticos e desenvolver um banco de informação com os resultados obtidos ao longo das campanhas desenvolvidas para justificar ações futuras.
Assim, não só é possível otimizar o ROI, como prevê-lo em relação ao investimento necessário. Música para os ouvidos da Administração.
No Inbound, é crucial ter uma boa base de Marketing Automation que ajude a equipa de Marketing a despachar tarefas rotineiras, disponibilizando mais tempo para planeamento estratégico e criação de valor. Plataformas como o HubSpot são ideais para ajudar as equipas a desenvolver campanhas personalizadas de forma automática. Contraditório? Não se tiver ao seu dispor as ferramentas certas.
Nem todas as áreas de negócio são um bom fit para o Inbound. Esta é uma estratégia cujo objetivo é estabelecer uma relação de confiança entre consumidor e comerciante e, ao passo que esta é sempre relevante, nem sempre tem um impacto substancial na capitalização do negócio. B2B, preços elevados, subscrições e, no geral, qualquer compra de alto envolvimento, são altamente valorizados com a adoção de uma estratégia Inbound.
Já sabe como é que o Inbound Marketing pode ajudá-lo?
Fale connosco e aposte numa estratégia de marketing inovadora e relevante!