Blog YouLead - Inbound Marketing

Blog YouLead - Inbound Marketing




Agência de Marketing e Tecnologia para HubSpot

Porque o Inbound Marketing é Rei de todo o Marketing

É uma afirmação ousada dizer que o Inbound Marketing é rei de todo o marketing, mas saiba porque é que na nossa agência este marketing é considerado Rei. 

inbound-marketing-e-rei-1

Ao longo da minha carreira tive oportunidade de trabalhar em áreas relacionadas com o marketing e vendas. 

Nesta etapa, estou entusiasmado com os benefícios que esta metodologia tem para apresentar às agências e aos clientes, porque permite alcançar objetivos como nenhuma outra forma de marketing.

Com isso, partilho consigo os 5 maiores "wins" do Inbound Marketing, e irá ver porque é de facto o rei de todo o marketing.

Os 5 benefícios do Inbound Marketing

1. Ganha notoriedade

Pode gastar muito dinheiro a fazer publicidade que acaba por não resultar em nada. Ou pode implementar estratégias que se focam em atrair e ajudar o seu público-alvo, de forma a que este queira partilhar e promover o seu produto ou serviço por si.

Quando foi a última vez que o seu público-avo partilhou o seu "marketing" por vontade própria? Pois é.

E é essa uma das grandes vantagens. Quando feito corretamente, a sua marca ganha notoriedade e cresce porque o seu conteúdo está a ser partilhado para além do círculo imediato de pessoas, alcançando assim outras pessoas que provavelmente nunca teriam ouvido falar da sua marca.

2. Ganha posição no mercado

Partindo do princípio que o propósito do seu plano é enriquecer a vida do seu público-alvo, o seu conteúdo irá naturalmente posicioná-lo como líder no seu mercado.

Isto porque com um plano bem implementado, em vez de parecer que estamos a promover, estamos na realidade a enriquecer o mercado, ao dar valor ao seu público-alvo.

Enquanto que no seu mercado, a concorrência faz "marketing" do género "Ei, olhem para nós, temos aqui uma coisa para vocês comprarem, somos um espetáculo", você, do seu lado, pode focar-se em dar valor e enriquecer o seu leitor com bom conteúdo.

Não tem tempo para fazer isto? Parece muito trabalho? É verdade, dá trabalho, bastante trabalho. Mas acha que o Ronaldo é o Ronaldo porque é fácil? O Ronaldo é o Ronaldo porque ele trabalha mais do que todos os outros, as pessoas é  que pensam que é talento, mas ele está no ginásio e nos treinos todos os dias.

Seja como ele e esforce-se, empenhe a sua dedicação e trabalho, e será o Ronaldo da sua indústria, é assim que irá vencer o jogo.

ronaldo-driblar-bola.jpg

O Ronaldo trabalha mais do que os outros. Ele iria dominar o inbound marketing. Esperemos que ele não crie uma agência.

3. Ganha mais interação com as pessoas

Quantas pessoas vêem o seu "marketing" e não fazem nada? A esmagadora maioria das pessoas expostas ao seu marketing (+90%) não farão nada. Isto pode ser um facto aceite no marketing tradicional, mas nós podemos ir mais além.

Há um meio termo que não é possível com outras metodologias de marketing. Este meio termo é aquele sítio que podemos interagir (com o nosso conteúdo) com aqueles que ainda não estão preparados para comprar.

Este tipo de interação e envolvimento com as pessoas é como que o Santo Graal para os marketers, porque ainda podemos re-capturar as pessoas que não agiram/compraram o produto ou serviço, para que ainda o possam fazer no futuro. 

4. Ganha mais leads qualificadas

Esta metodologia permite produzir conteúdo que vai ao encontro de uma determinada Buyer Persona que esteja numa etapa específica da Buyer's Journey.

MetodologiaInboundMarketing.png

A Buyer's Journey é o conjunto de etapas pela qual as pessoas se movem pelo funil de vendas.

Este tipo de especificidade é bem eficaz quando combinado com uma estratégia que visa fazer o nurturing, ou seja, "namorar" alguém ao longo da buyer's journey.

O objetivo desta jornada é ir passando as pessoas de estranhos (princípio) até promotores (fim). Por exemplo, alguém poderá visitar o seu website, e o objetivo inicial é capturar o visitante e torná-lo numa lead.

Imagine a satisfação que a sua equipa comercial irá ter quando finalmente lhes começar a dar leads qualificadas que eles conseguem fechar vendas facilmente. Por isso é importante haver uma relação harmoniosa entre o marketing e as vendas. 

5. Ganha credibilidade e gera ROI

Poder gerar um retorno de investimento (ROI) não é exclusivo desta metodologia, mas é uma das provas dadas que pode dar a uma marca.

John Wannamaker, um empreeendedor do séc. XIX, uma vez disse:

Metade do dinheiro que gasto em publicidade é desperdiçado, o problema é saber que metade é essa.

Este tipo de marketing permite saber qual é essa metade, porque consegue medir as métricas principais que têm impacto nos resultados:

  • Tráfego
  • CTAs (call to actions)
  • Landing pages
  • Email nurturing (campanhas namoro)
  • Leads
  • Vendas

É semelhante a trabalhar num laboratório: faz-se um ajuste aqui, um ajuste ali, e vemos as mudanças no final. Por exemplo, melhore a taxa de cliques em uma CTA, e poderá vir a aumentar as vendas sem precisar de trazer mais visitantes para o seu website.

nurturing-retorno.jpg

Se gerar um ROI não é um requisito da sua empresa, ele será, mais cedo ou mais tarde. 

Quando a chefia tem um "número" que têm de seguir, provavelmente não vai conseguir ter mais orçamento para o seu marketing enquanto não tiver provas dadas. Nem tão pouco eles querem saber se "estas coisas levam tempo". Não. Eles querem resultados, e querem-nos para ontem.

Portanto seja proativo e defina o seu próprio "número", o seu objetivo. Acompanhe e meça o progresso que está a ter para saber se está no caminho certo.

Só funciona se a sua marca valer a pena

Os benefícios deste tipo de marketing são mais fáceis de ser alcançados se do seu lado assumir o compromisso de levar a sua empresa para ser uma marca de referência. 

Seja bom no que faz, publique conteúdo de qualidade, responda rapidamente aos clientes, trate os seus colaboradores com o respeito que merecem e dê valor às pessoas. 

Parece básico, mas muitas vezes nós como "marketers" estamos à procura de truques e segredos especiais em vez de nos certificarmos que a nossa empresa é algo com o qual nos podemos orgulhar de colaborar.

O que é o Inbound Marketing-1



Deixe aqui o seu comentário | Comments: