Está a pensar em contratar uma agência de marketing digital? Provavelmente existem muitas razões pelas quais já pensou arranjar um parceiro nesta área: quer investir no crescimento digital do seu negócio mas não tem expertise suficiente dentro da sua empresa; as suas equipas internas não têm disponibilidade para fazê-lo pois têm de focar-se noutros projetos; não sabe por onde começar ou que recursos mobilizar…
Enfim, as razões podem ser variadas e uma agência de marketing digital pode realmente ajudá-lo a ultrapassar estes desafios. Mas, tendo em conta que existem tantas empresas de consultoria na área do marketing digital, como escolher a melhor?
Antes de escolher, existem algumas perguntas que deve procurar ver respondidas:
Estas são algumas questões que deve clarificar antes de escolher um parceiro de marketing digital. Mas, na hora de escolher, quais são os aspetos que deve procurar neste parceiro? Damos-lhe alguns exemplos.
Podem existir algumas vantagens em trabalhar com uma agência “generalista” mas, tipicamente, os clientes retiram mais benefícios do trabalho desenvolvido por um parceiro especializado. Por exemplo, se o seu negócio atua no mercado imobiliário, poderá ser mais vantajoso trabalhar com uma agência que tenha experiência nessa área. Ou, se tem como objetivo gerar leads mais qualificadas para o seu negócio B2B, poderá experimentar fazê-lo através da metodologia de inbound marketing com uma agência especializada.
Tente abstrair-se do pitch de vendas da agência e determine de que formas - reais, quantificáveis - é que a agência vai fazer a entrega das estratégias e táticas propostas com vista à obtenção dos resultados. É crucial estabelecer as métricas que vão definir o sucesso do projeto e os respetivos KPIs.
Nas suas conversas com os interlocutores da agência, deve procurar sempre o máximo de abertura e transparência relativamente ao trabalho que será realizado e à forma como será levado a cabo. Eles devem definir de um modo claro os serviços, os resultados e os deliverables em serão considerados.
Uma boa agência deve colocar ao serviço dos seus clientes as melhores ferramentas do mercado. Por exemplo, se está à procura de um parceiro de Inbound Marketing, será que ele usa o HubSpot? Ou se procura apenas um parceiro em SEO, ele usa o Moz ou o SEMrush? Além disso, quais serão as ferramentas de comunicação utilizadas para manter contacto? Procure saber se as plataformas usadas são as mais adequadas para o desenvolvimento, gestão e otimização das estratégias propostas.
Escolher um parceiro de marketing digital pode parecer uma tarefa complicada. Mas se tiver em consideração todas as informações acima, poderá tornar-se mais fácil encontrar a agência que mais se enquadra com os seus objetivos de negócio e que está mais comprometida em atingi-los.
Na YouLead somos especializados em Inbound Marketing e na implementação de estratégias com vista ao crescimento do negócio. Não hesite em contactar-nos caso procure um parceiro!
Conteúdo publicado originalmente em outubro de 2020.