A HubSpot, ferramenta de CRM para empresas, foi posicionada pela Gartner no quadrante de “líderes” no que diz respeito a plataformas de marketing automation para o segmento B2B.
A Gartner é uma empresa norte-americana de consultoria que analisa o posicionamento de uma determinada empresa, no seio de um mercado específico, naquilo que denomina o Magic Quadrant (“quadrante mágico”). Este modelo é composto por quatro quadrantes: os players de nicho, os visionários, os desafiadores e os líderes.
No que se refere, particularmente, às plataformas de marketing automation para o segmento B2B, a Gartner tem em consideração, na sua análise, fornecedores que suportem a geração de leads, a gestão dessas mesmas leads, ferramentas como lead scoring e o desenvolvimento de táticas de lead nurturing (nutrição de leads).
Foi neste mercado que a HubSpot foi considerada, em 2021, uma plataforma líder, ao lado de ferramentas como o Salesforce, a Adobe, a Oracle e a Creatio.
A HubSpot é uma plataforma de CRM constituída por módulos de marketing, de vendas, de serviço ao cliente e de CMS. Permite, por isso, gerir e desenvolver de forma centralizada táticas de marketing (email marketing, landing pages, blogs, campanhas de paid media, etc); ações comerciais (prospeção de leads e acompanhamento comercial através de emails, chamadas telefónicas, reuniões, tarefas, etc); ferramentas de serviço ao cliente como tickets ou questionários de satisfação; e ainda o desenvolvimento de websites com base num CMS simples e intuitivo.
É um software que tem, nos últimos anos, adquirido uma preponderância cada vez maior em todo o mundo. Este ano passou mesmo a barreira de 100 mil clientes com licenças pagas da plataforma.
A facilidade de utilização da ferramenta é apontada como um dos principais pontos fortes, sendo mesmo considerada um dos grandes elementos diferenciadores face a outras plataformas concorrentes. A curva de aprendizagem associada à utilização dos diferentes módulos do HubSpot é considerada menos acentuada quando comparando com outros software.
Além disso, a HubSpot dispõe de um conjunto muito robusto de recursos que facilitam o esclarecimento de dúvidas a qualquer momento:
A HubSpot tem demonstrado um conhecimento muito profundo do mercado da automação de marketing, tendo uma proposta de valor que assenta sempre, em última instância, na garantia de uma boa experiência aos clientes.
O próprio crescimento da HubSpot ao nível do marketing automation tem-lhe permitido captar, nos últimos anos, organizações com volumes de negócios cada vez maiores, que veem na ferramenta um facilitador para um crescimento escalável.
O último ponto forte identificado pela Gartner prende-se com o ecossistema de parceiros da HubSpot, no qual tem havido um investimento claro por parte da empresa.
Quando falamos de parceiros, falamos não só de agências de marketing - como a YouLead - que ajudam muitas empresas na implementação e posterior utilização da ferramenta, mas também de parceiros tecnológicos que fornecem inúmeras integrações com a plataforma (provedores de pagamentos, ferramentas de analítica, ferramentas comerciais, ferramentas de vídeo, de atendimento ao cliente, de eventos e webinares, de live chats, entre muitas outras).
Na YouLead acreditamos vivamente no valor da HubSpot e no papel que esta plataforma pode ter para potenciar o desenvolvimento do seu negócio. Se quiser saber mais, não hesite em contactar-nos!
Conteúdo publicado originalmente em novembro de 2021.