O prometido é devido... A YouLead esteve presente e partilha alguns apontamentos consigo. Prepare-se para muitas novidades e informações exclusivas!
Realizou-se em Boston, na passada semana, o maior congresso mundial de Inbound Marketing do mundo. Foram mais de 330 sessões e centenas de oradores, onde foram apresentadas e debatidas as mais importantes tendências do marketing digital e transformações tecnológicas.
A YouLead foi a única agência de inbound marketing portuguesa presente neste evento.
Apresento algumas das minhas mais importantes conclusões:
Fim do funil de marketing e vendas. Agora é o “flywheel”.
Penso que este novo modelo apresentado pelo Brian Halligan, é indicativo da tendência que as organizações vão ter em unificar as áreas funcionais que envolvem a geração de negócio, numa função de “Growth Manager”.
É inegável que existe um crescimento astronómico do vídeo como forma de conteúdo. O vídeo está a ser usado nas várias fases da viagem de compra do cliente e como forma de geração, namoro e fecho de leads.
O vídeo já não implica produções cinematográficas complexas, mas sim pequenas produções caseiras, muitas vezes feitas com smartphones, e de carácter mais prático e pessoal. Uma entrevista, um testemunho pessoal, uma pequena animação, conseguem ter níveis de envolvimento muito maiores que ebooks ou outra forma de texto escrito.
A própria tecnologia está a desenvolver-se para suportar a gestão do vídeo nas várias campanhas. A HubSpot, por exemplo, lançou o módulo de gestão de vídeos que suporta a integração do mesmo em vários tipos de campanhas, obtenção de analíticas de envolvimento e ainda o despoletar de processos automáticos com base no comportamento da lead/ cliente com o vídeo.
Verifiquei também que existe uma tendência acentuada nas plataformas de marketing automation para incorporarem a inteligência artificial e o machine learning na otimização automática de campanhas de marketing.
Para além deste exemplo, a HubSpot apresentou vários exemplos de utilização dessa tecnologia.
Até agora a vida dos marketers não tem sido fácil ao terem que controlar vários canais de comunicação como o chat, redes sociais, email, formulários, website, etc.
A boa novidade é que a tecnologia está a ajudar a integrar todos esses canais numa única plataforma que permite uma gestão mais eficiente e a criação de processos automáticos.
Os chatbots, como forma de comunicação automática, disponível 24/7, e que cada vez mais incorporam a Inteligência Artificial, estão a ser outra tendência com rápido crescimento.
Contamos com a sua companhia no próximo ano? Registe-se aqui no Inbound 2019!
Vamos continuar a partilhar consigo as mais recentes novidades e tendências do marketing digital, inbound marketing e inbound sales. Fique atento ao nosso blog!