Chatbots: A automatização como resposta imediata
21 de Outubro de 2019
Sabia que os chatbots garantem uma maior interatividade no website, sendo responsáveis pelas primeiras interações?
No contexto social atual, onde as pessoas vivem numa urgência constante para realizar um elevado número de tarefas no seu dia a dia, a experiência do consumidor ganha especial importância na decisão de compra.
Não há tempo a perder
A definição dos processos de venda nunca teve tanta importância, refletindo o contexto socioeconómico em que se inserem. E para que sejam eficazes, devem estar devidamente alinhados com essa realidade.
A urgência do consumidor atual obriga as empresas a serem capazes de reagir de forma imediata às interações dos consumidores, nos mais variados canais de comunicação, sendo essa capacidade de resposta uma prioridade que pode ser decisiva no momento de fechar uma venda.
E criar uma experiência de compra positiva e diferenciada neste ambiente de ansiedade tornou-se um desafio para o Marketing e para as Vendas. Chegou-se à conclusão que é fundamental apoiar o contacto humano com uma ferramenta de automatização e de inteligência artificial, que permita assegurar um imediatismo de resposta, capaz de corresponder à urgência do consumidor moderno.
Uma solução automatizada
O Marketing tem procurado soluções que visem solucionar este problema, e é no meio digital que surgem as melhores soluções para o combater.
As ferramentas de automatização permitem respostas em tempo real, sem necessidade de intervenção humana, a qualquer momento e em qualquer lugar. Neste leque de ferramentas existe uma que pode ter uma resposta válida para dar à gestão dos pedidos de contacto: os chatbots!
Estes assistentes virtuais, munidos de inteligência artificial e uma capacidade de resposta imediata, facilitam o processo de compra, a um número cada vez maior de consumidores, mudando a forma de comunicar entre cliente e empresa. A utilização de chatbots garante uma maior interatividade no website, sendo geralmente responsável pelas primeiras interações com os visitantes do site.
Os chatbots podem ter um papel fundamental como ferramenta de lead generation, capturando informações dos visitantes que decidiram interagir com este, e passando um conjunto de informações à equipa de vendas. Desta forma, o primeiro contacto comercial será mais instruído sobre o cliente e os seus problemas.
Principais vantagens
As vantagens obtidas pelos chatbots estão ligadas à automatização de processos. A capacidade de atender um consumidor a qualquer momento é a principal razão para que estes tenham vindo a ganhar uma maior importância no mercado. Assim, os chatbots tornaram-se um aliado a ter em conta nas suas estratégias de geração de leads e de fecho de vendas (comercial).
Torna-se óbvio que os benefícios que o chatbot disponibiliza têm como base a automatização. Sendo que as duas opções mais procuradas pelos utilizadores são a disponibilidade constante e a resposta imediata - funcionalidades que apenas mecanismos automatizados o poderiam conseguir - o chatbot é atualmente a ferramenta mais desejada no área de apoio ao cliente.
Existem outros dados que demonstram a tendência de crescimento que a utilização de chatbots têm vindo a ter:
Setores que mais beneficiam com Chatbots
Embora a estrutura e aplicabilidade do chatbot possa ser idêntica em qualquer organização, é natural que nem todas as empresas alcancem o mesmo resultado com a sua utilização. As características específicas do setor de atividade em que atua farão com que cada empresa tenha uma experiência distinta ao utilizar esta ferramenta, o que irá contribuir para um diferente impacto no volume de negócio gerado através do chatbot.
Existem alguns setores de atividade onde a utilização de chatbots tem apresentado resultados muito interessantes, tendo margens de lucro significativas (Chatbots Life):
Os chatbots têm tido um impacto significativo no ramo imobiliário, sendo o ramo de atividade que mais lucro tem gerado através da sua aplicação. Este sucesso pode ser entendido facilmente se tivermos em consideração que uma das principais funcionalidades do chatbot é a geração de leads. E conseguir o contato de um potencial cliente neste ramo é fundamental, sem contatos não há vendas, simples.
No turismo os resultados têm sido igualmente interessantes, sendo a rapidez de processos o foco principal para esse sucesso. A facilidade com que se responde e filtra os resultados, permite uma maior comodidade ao cliente durante o agendamento de viagens.
Na área da educação existe uma maior variedade de aplicações para a automatização do chatbot, desde conseguir com que os estudantes interajam com cursos online, até comunicar com encarregados de educação para realizar a inscrição dos seus filhos.
Na área da saúde os chatbots facilitam em muito as marcações, possibilitando que os utentes agendem as suas consultas sem necessidade de contato humano.
O setor financeiro também tem conseguido aproveitar esta ferramenta, muito usada para
pré-avaliação de pedidos e consultas com os seus potenciais clientes.
O importante a ter em conta é que, seja qual for a sua área de negócio, antes de introduzir um chatbot no seu website, crie objetivos realistas para a sua aplicação. Tenha em consideração a forma como os consumidores comunicam com a sua empresa, e de que forma o chatbot poderá simplificar esse contacto, tornado mais agradável e intuitivo o acesso à informação que o consumidor pretende. Afinal, it's all about user experience! 😎
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