Não é fácil conseguir explicar as vantagens do Inbound Marketing à chefia, mas quando sabemos que é este o motor por trás de cada vez mais empresas, é da nossa responsabilidade enquanto marketers, apontar as vantagens desta metodologia.
Muitas empresas tratam cada departamento como o seu próprio "nicho" e não integram as pessoas, sistemas e ferramentas de cada departamento (para trabalharem em uníssono). Isto resulta numa abordagem desfragmentada fazendo com que seja difícil provar o retorno dos esforços aplicados no marketing.
À medida que a informação e os dados são cada vez mais importantes, as empresas que conseguem integrar as suas equipas, processos e ferramentas de forma coesa, serão mais eficazes e obterão melhores resultados. No caso do Inbound Marketing, isto é importante para poder mostrar o ROI dos esforços de marketing e das equipas.
Com um bom sistema (e automação de marketing) em vigor, é possível acompanhar uma lead ao longo do ciclo de venda, desde a interação inicial com a sua marca, até ao ponto em que ela se pode tornar um embaixador da marca.
Isto não é tão fácil quanto ligar uma luz, mas para as empresas que não têm uma estratégia Inbound, isto pode parecer complicado, e necessitar de um compromisso a nível de tempo e dinheiro para obter resultados visíveis. Mas é algo que irá compensar a longo prazo.
Se está recetivo à metodologia do Inbound, sabe como é importante explicar às pessoas na sua empresa, e à administração, como é que podemos todos beneficiar ao ter uma estratégia de Inbound montada. Isto irá causar um impacto positivo na faturação da empresa, assim como nos resultados entre os departamentos.
Após ter uma estratégia de Inbound implementada, verá como é fácil explicar as vantagens que o marketing consegue gerar em benefício da empresa. Na YouLead usamos o HubSpot para fazer a gestão interna e para trazer resultados positivos para os nossos clientes.
Conseguimos analisar e explicar quais os canais (pesquisa orgânica, redes sociais, email) que estão a obter mais visitas, leads e clientes.
Ao ter acesso a esta informação, pode por exemplo analisar as suas leads e perceber quais os que estarão mais propensos para se tornar em clientes, e para aqueles que já são clientes, como podem voltar a comprar produtos ou serviços a sua empresa.
Com o devido acompanhamento e implementação de uma estratégia de Inbound Marketing, os resultados serão visíveis e fáceis de explicar à administração.
Com resultados à vista, a chefia consegue assim tomar como correta a decisão tomada ao investir nesta metodologia de marketing, e para os marketers, facilitará o seu trabalho e trará mais resultados.
Pode igualmente partilhar com eles o relatório anual "State of Inbound" que comprova a eficácia do inbound marketing.