Há muito "buzz" na internet sobre inbound e outbound. Mas apenas alguns marketers e empresas percebem verdadeiramente a diferença entre os dois.
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Então o que é o outbound e o inbound?
Imagem de autoria de HubSpot
Outbound é uma metodologia de marketing em que a mensagem é de "um sentido", ou seja o marketer envia a sua mensagem o mais longe e mais intensamente que conseguir, para onde estão os seus potenciais clientes.
Pode-se criar aqui uma analogia de que o outbound é "ir para fora" ou "gritar às pessoas aleatoriamente". Isto não é um bom estilo de marketing.
O outbound é a publicidade tradicional. Muitos métodos de marketing, como anúncios na TV, nos jornais, revistas e rádios são exemplos deste marketing tradicional, assim como os anúncios pop-up que vemos pela web.
É necessário ter um entendimento destas duas metodologias para perceber como os integrar na estratégia de marketing de uma empresa. O mau uso destes métodos não irá trazer os resultados desejados, e poderá até ter um impacto negativo na empresa.
O marketing tradicional:
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Esta metodologia de marketing é aquela pela qual o(a) marketer promove o seu produto ou serviço para um público-alvo que já expressou interesse em produtos semelhantes. É uma conversa, não um puxa-empurra.
É uma nova oportunidade de marketing para as empresas e marketers. Exemplos do método inbound são o blogging (escrita de artigos), uso das redes sociais, pay-per-click e falar em público.
Esta metodologia abre novas portas no que toca à promoção dos seus produtos, de forma a comunicá-los aos seus potenciais clientes e criar uma boa reputação para a marca.
O Inbound Marketing:
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Sim, métodos inbound funcionam melhor porque estamos a passar a nossa mensagem a pessoas que já têm algum interesse no seu produto. Por isso é que é mais eficaz que os métodos tradicionais.
Para marketers as vantagens do inbound vs outbound são:
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O inbound marketing é uma metodologia de marketing eficaz a nível de custo e retorno, apresentando boas taxas de conversão.
O marketing tradicional é cada vez menos eficaz e traz cada vez menos retorno, não sendo mensurável como o inbound.
A desvantagem do inbound é que não é possível chegar a um país inteiro da mesma maneira que o iríamos fazer com um anúncio de televisão ou jornal. Mas de qualquer forma, o país inteiro não será o seu cliente ideal. Mais vale vender a poucos interessados, do que tentar vender a todos e não ter nenhum interesse.
Assim, o inbound é mais eficiente porque gera uma conversa de dois sentidos para um público-alvo que já está interessado naquilo que a sua empresa tem. Isto resulta em melhores conversões e um maior retorno no orçamento investido.
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