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Inbound Marketing versus Outbound Marketing

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Ainda faz marketing de forma invasiva? Essa é uma abordagem desatualizada.
Com tanta informação em todos os lados, com os bloqueadores de publicidade e possibilidade de simplesmente ignorar os anúncios e passar à frente, o outbound marketing está cada vez menos eficiente (e rentável).

Neste artigo, veja quais as vantagens do Inbound Marketing, e porque esta é poderá ser a melhor opção para apresentar os seus serviços ou produtos.

A diferença principal de Outbound para Inbound Marketing

Outbound significa ter uma atitude mais intrusiva e agressiva. Forçar a atenção da audiência através de uma abordagem de interrupção. Pressionar as pessoas a parar, para que nos ouçam.

Inbound tem uma perspetiva de permissão. Em que temos o aval da audiência para poder comunicar de forma relevante. Em Inbound comunicamos para quem está interessado em ouvir.

Mas percebamos melhor as diferenças.

A visão de Outbound Marketing

Quero ter a atenção das pessoas seja de que forma for

Outbound Marketing é uma abordagem que pretende chegar a todos ao mesmo tempo, e da mesma forma. Nesta metodologia, nesta existe uma preocupação em ajustar o conteúdo às pessoas que realmente têm ou poderão ter interesse nos seus produtos / serviços - às suas buyer personas

Outbound Marketing expressa-se por exemplo na forma de anúncios de televisão, rádio, imprensa, outdoors, telemarketing.

Quero comunicar de forma massiva e forçar vendas

O Outbound Marketing não pede licença. Tem a intenção de invadir a esfera de atenção da audiência, para apresentar de forma intrusiva o que tem para vender. Comunica para uma vasta audiência na esperança de conseguir concretizar vendas. É a forma "tradicional" de publicidade.

Uma aparente vantagem do Outbound Marketing, é que consegue publicitar um produto ou serviço para uma grande quantidade de pessoas. Mas se pensarmos em eficácia de comunicação, quantas pessoas vão efetivamente dar atenção aos anúncios? Será que vale a pena investir o seu budget de marketing a comunicar para quem não quer ouvir?

 

A visão de Inbound Marketing

O Inbound Marketing é uma forma mais permissiva de fazer marketing. Na verdade, é intitulado muitas vezes do "o marketing que as pessoas gostam". Porquê? Porque privilegia o interesse das pessoas no que temos para comunicar. É baseado em ter a permissão das pessoas para que o que temos a dizer seja lido ou ouvido com interesse. Para que exista uma pré-disposição para aceitar o que as empresas têm a comunicar.

O Inbound Marketing não pretende ser inconveniente. Pretende ser relevante. Pretende construir uma relação de confiança com a audiência, através de conteúdo de qualidade, para promover um serviço ou produto.

Sou todo ouvidos

Ao ter a permissão da audiência, o Inbound Marketing consegue ser mais eficiente na comunicação. Porque não comunica com todos da mesma forma. Comunica com foco numa audiência que está interessada em ouvir. Em comparação, chega a menos pessoas. Mas as pessoas com quem comunica, estão mais recetivas, têm interesse, e maior probabilidade de serem clientes, ou seja, chega às pessoas certas.

Estou à procura de uma solução

O foco em Inbound Marketing é criar conteúdos de qualidade, na forma de websites e blogs, e-books, webinars, white papers, infográficos, aproveitando os canais de comunicação digitais para a comunicação e partilha de conteúdos. Em Inbound é importante criar condições para que o conteúdo seja visto. Tirar partido das redes sociais, e criar condições nos motores de busca para ser facilmente encontrado, apostando em técnicas SEO para que quando uma pessoa procura por determinadas expressões nos motores de busca, possa encontrar a nossa empresa, produto ou serviço. 

 

Veja neste quadro um resumo das diferentes perspetivas:

Inbound marketing versus outbound marketing.png

 

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