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Agência de Marketing e Tecnologia para HubSpot

8 Ferramentas Poderosas para medir o sucesso do seu Marketing Digital

Todos os profissionais de marketing sabem o quão importante é medir os resultados do marketing digital. Estar atento ao sucesso das campanhas é quase sinónimo de dizer que precisamos de medir os nossos resultados. Verificar se determinada estratégia está a decorrer como previsto, garantir o custo-benefício para as empresas e otimizar os investimentos são alguns dos benefícios provenientes da medição do sucesso das estratégias.

Neste artigo queremos dar-lhe a conhecer algumas das que consideramos serem as melhores ferramentas para medir o sucesso do seu Marketing Digital.

1 - HubSpot

Uma ferramenta extremamente valiosa para qualquer profissional de marketing ou vendas, esta plataforma de automação de marketing apresenta várias funcionalidades para atração e conversão de leads, comunicação e interação com (potenciais) clientes e análise de resultados de campanhas e estratégias.

O HubSpot segue a metodologia de Inbound Marketing e é a ferramenta adequada para quem deseja atrair, envolver e deleitar os seus clientes, de forma integrada, automatizada e personalizada.

Esta plataforma permite não só consolidar o funil de compra, mas também permite desenvolver várias táticas de marketing num único local: o HubSpot permite criar e integrar websites, gerir redes sociais, escrever e publicar artigos de blog, criar formulários e CTAs, landing pages, enviar emails de marketing e newsletters, gerir campanhas de paid media, criar chatbots, desenvolver o seu SEO e muito mais.

Esta plataforma contém métricas e relatórios de resultados bastante explicativos e dinâmicos. E não apenas de marketing, como também de vendas. Algumas métricas possíveis de medir com o HubSpot:

  • Visitas/ Tráfego do site;
  • Leads geradas e convertidas;
  • Custo por lead (CPL);
  • Marketing (ROI);
  • Costumer Lifetime Value (CLV).

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2 - Google Analytics

O Google Analytics, líder mundial em análise de websites, é uma ferramenta de análise e monitoramento muito importante. Nela existe uma integração de várias ferramentas do pacote Google, como o Google Ads e o Google Search Console.

Esta plataforma é disponibilizada pela Google de forma totalmente gratuita e não só fornece relatórios de desempenho bastante completos, como também inclui métricas e KPIs essenciais, dados relacionados com fontes de tráfego e comportamento do utilizador.

Com esta ferramenta tem acesso não só aos padrões e tendências do tráfego web, como também aos dispositivos através dos quais as pessoas acedem ao seu site website. O Google Analytics oferece ainda informações sobre as melhores keywords para a conversão, o perfil dos visitantes do seu website, as páginas mais acedidas e muito mais.

Algumas métricas que pode medir com o Google Analytics:

  • Taxa de Conversão de vários objetivos de conversão (goals);
  • Bounce rate das suas páginas;
  • Sessões e visitas de novos users ou utilizadores recorrentes;
  • Fontes de tráfego;
  • Páginas mais visitadas.

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3 - HootSuite

O Hootsuite é uma das ferramentas mais conhecidas para fazer a gestão de redes sociais e é líder mundial no setor.

Com um interface intuitivo, permite controlar todas as contas das redes sociais através de uma única plataforma. É possível programar e agendar publicações e aceder também a dados analíticos necessários para medir o sucesso das estratégias, bem como analisar o desempenho dos seus conteúdos.

Dispõe de relatórios de resultados personalizáveis para todas as redes sociais, o que permite a monitorização do desempenho dos conteúdos de uma forma mais significativa e útil. Os painéis personalizáveis possuem gráficos, tabelas e relatórios dos KPIs.

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4 - Mixpanel

Esta webtool de análise de websites e aplicações é muitas vezes comparada com o Google Analytics, embora a abordagem destas plataformas seja diferente. Enquanto o Google Analytics se foca no número de visitas, o Mixpanel, por outro lado, foca-se no comportamento dos visitantes nas páginas do website e aplicações, permitindo rastrear as interações dos seus utilizadores em áreas logadas.

Resumindo, ambas possuem características e objetivos distintos e, muitas das vezes, é recomendado utilizar as duas.

A plataforma permite analisar como os utilizadores se envolvem e convertem com os conteúdos. Algumas métricas que pode medir com o Mixpanel:

  • Reach;
  • Active users;
  • Retention;
  • Engagement.

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5 - Mention

Esta plataforma permite às marcas e agências a monitorização das ações de marketing com vista a aumentar a brand awareness. Oferece ferramentas que possibilitam rastrear marcas, concorrentes ou indústrias.

Possibilitando uma imensa quantidade de insights personalizáveis, esta plataforma beneficia de "real-time alerts" quando a marca ou respectivas keywords relevantes são mencionadas na internet.

Em suma, o Mention identifica keywords referentes à marca, produto ou tópico relacionado em locais como fóruns e redes sociais para depois agregar essa informação e apresentar um relatório de resultados dessas menções. É uma ferramenta eficiente e fornece dados úteis e significativos.

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6 - SEMRush

Se procura uma boa ferramenta de SEO, o SEMRush é um bom exemplo. Este software permite gerir e otimizar a visibilidade das marcas e ajuda a criar conteúdo relevante para os utilizadores.

Esta plataforma realiza uma pesquisa detalhada de keywords através de uma análise global e local do website e exibe o Custo por Clique (CPC) médio para cada keyword.

Os resultados nesta plataforma são medidos de forma precisa e, ao utilizá-la, poderá não só perceber quais as keywords mais estratégicas para o seu negócio como também qual a posição do seu site para as mesmas nos motores de busca (e dos seus concorrentes).

O que pode medir com o SEMRush:

  • Volume de pesquisa por keywords;
  • Custo por Clique (CPC);
  • Ranking do seu website nos SERPs;
  • Informação sobre os concorrentes.

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7 - Hotjar

O Hotjar é uma ferramenta muito interessante para quem procurar perceber o comportamento do utilizador ao longo das páginas web. Funciona como um mapa de calor dos websites, também conhecido como heatmap, e fornece dados sobre os visitantes do site: onde clicam, o que visualizam, o que ignoram e até mesmo onde passam o rato.

Os mapas de calor retratam 3 tipos de interações utilizador-página: Click Heatmaps (áreas mais clicadas na página), Move Heatmaps (áreas onde o utilizador passou o rato), Scroll Heatmaps (área até onde o utilizador fez scroll na página web).

Com esta plataforma, pode garantir que fornece a melhor experiência ao visitante, através dos dados resultantes dos mapas de calor. Pode também gravar o movimento dos visitantes e analisar o funil de conversão. Com isto, consegue assim recolher toda a informação para otimizar da melhor maneira, o website.

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8 - Optimizely

Esta é a ferramenta ideal para realizar testes A/B. O Optimizely permite gerir e testar inúmeros elementos de uma página web em simultâneo.

Através da Inteligência Artificial (IA), a plataforma oferece personalização e experimentação de vários elementos da página web. É possível assim comparar elementos como a localização, o dispositivo utilizado (smartphone, computador, etc) e até o próprio navegador.

A instalação desta ferramenta é muito simples, apenas tem de adicionar ao código do website, uma linha de JavaScript.

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Em suma, as tecnologias digitais trouxeram assim a possibilidade de monitorizar as ações de marketing. Agora que já sabe quais são as ferramentas a utilizar para medir o sucesso do seu marketing digital, conheça também as ferramentas mais indicadas para o crescimento digital da sua empresa.

Se quiser saber mais sobre alguma destas ferramentas, e como tirar partido da tecnologia para fazer crescer o seu negócio, não hesite em contactar-nos.

Conteúdo publicado originalmente em junho de 2021.



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