8 Ferramentas Poderosas para medir o sucesso do seu Marketing Digital
23 de Junho de 2021Todos os profissionais de marketing sabem o quão importante é medir os resultados do marketing digital. Estar atento ao sucesso das campanhas é quase sinónimo de dizer que precisamos de medir os nossos resultados. Verificar se determinada estratégia está a decorrer como previsto, garantir o custo-benefício para as empresas e otimizar os investimentos são alguns dos benefícios provenientes da medição do sucesso das estratégias.
Neste artigo queremos dar-lhe a conhecer algumas das que consideramos serem as melhores ferramentas para medir o sucesso do seu Marketing Digital.
1 - HubSpot
Uma ferramenta extremamente valiosa para qualquer profissional de marketing ou vendas, esta plataforma de automação de marketing apresenta várias funcionalidades para atração e conversão de leads, comunicação e interação com (potenciais) clientes e análise de resultados de campanhas e estratégias.
O HubSpot segue a metodologia de Inbound Marketing e é a ferramenta adequada para quem deseja atrair, envolver e deleitar os seus clientes, de forma integrada, automatizada e personalizada.
Esta plataforma permite não só consolidar o funil de compra, mas também permite desenvolver várias táticas de marketing num único local: o HubSpot permite criar e integrar websites, gerir redes sociais, escrever e publicar artigos de blog, criar formulários e CTAs, landing pages, enviar emails de marketing e newsletters, gerir campanhas de paid media, criar chatbots, desenvolver o seu SEO e muito mais.
Esta plataforma contém métricas e relatórios de resultados bastante explicativos e dinâmicos. E não apenas de marketing, como também de vendas. Algumas métricas possíveis de medir com o HubSpot:
- Visitas/ Tráfego do site;
- Leads geradas e convertidas;
- Custo por lead (CPL);
- Marketing (ROI);
- Costumer Lifetime Value (CLV).
2 - Google Analytics
O Google Analytics, líder mundial em análise de websites, é uma ferramenta de análise e monitoramento muito importante. Nela existe uma integração de várias ferramentas do pacote Google, como o Google Ads e o Google Search Console.
Esta plataforma é disponibilizada pela Google de forma totalmente gratuita e não só fornece relatórios de desempenho bastante completos, como também inclui métricas e KPIs essenciais, dados relacionados com fontes de tráfego e comportamento do utilizador.
Com esta ferramenta tem acesso não só aos padrões e tendências do tráfego web, como também aos dispositivos através dos quais as pessoas acedem ao seu site website. O Google Analytics oferece ainda informações sobre as melhores keywords para a conversão, o perfil dos visitantes do seu website, as páginas mais acedidas e muito mais.
Algumas métricas que pode medir com o Google Analytics:
- Taxa de Conversão de vários objetivos de conversão (goals);
- Bounce rate das suas páginas;
- Sessões e visitas de novos users ou utilizadores recorrentes;
- Fontes de tráfego;
- Páginas mais visitadas.
3 - HootSuite
O Hootsuite é uma das ferramentas mais conhecidas para fazer a gestão de redes sociais e é líder mundial no setor.
Com um interface intuitivo, permite controlar todas as contas das redes sociais através de uma única plataforma. É possível programar e agendar publicações e aceder também a dados analíticos necessários para medir o sucesso das estratégias, bem como analisar o desempenho dos seus conteúdos.
Dispõe de relatórios de resultados personalizáveis para todas as redes sociais, o que permite a monitorização do desempenho dos conteúdos de uma forma mais significativa e útil. Os painéis personalizáveis possuem gráficos, tabelas e relatórios dos KPIs.
4 - Mixpanel
Esta webtool de análise de websites e aplicações é muitas vezes comparada com o Google Analytics, embora a abordagem destas plataformas seja diferente. Enquanto o Google Analytics se foca no número de visitas, o Mixpanel, por outro lado, foca-se no comportamento dos visitantes nas páginas do website e aplicações, permitindo rastrear as interações dos seus utilizadores em áreas logadas.
Resumindo, ambas possuem características e objetivos distintos e, muitas das vezes, é recomendado utilizar as duas.
A plataforma permite analisar como os utilizadores se envolvem e convertem com os conteúdos. Algumas métricas que pode medir com o Mixpanel:
- Reach;
- Active users;
- Retention;
- Engagement.
5 - Mention
Esta plataforma permite às marcas e agências a monitorização das ações de marketing com vista a aumentar a brand awareness. Oferece ferramentas que possibilitam rastrear marcas, concorrentes ou indústrias.
Possibilitando uma imensa quantidade de insights personalizáveis, esta plataforma beneficia de "real-time alerts" quando a marca ou respectivas keywords relevantes são mencionadas na internet.
Em suma, o Mention identifica keywords referentes à marca, produto ou tópico relacionado em locais como fóruns e redes sociais para depois agregar essa informação e apresentar um relatório de resultados dessas menções. É uma ferramenta eficiente e fornece dados úteis e significativos.
6 - SEMRush
Se procura uma boa ferramenta de SEO, o SEMRush é um bom exemplo. Este software permite gerir e otimizar a visibilidade das marcas e ajuda a criar conteúdo relevante para os utilizadores.
Esta plataforma realiza uma pesquisa detalhada de keywords através de uma análise global e local do website e exibe o Custo por Clique (CPC) médio para cada keyword.
Os resultados nesta plataforma são medidos de forma precisa e, ao utilizá-la, poderá não só perceber quais as keywords mais estratégicas para o seu negócio como também qual a posição do seu site para as mesmas nos motores de busca (e dos seus concorrentes).
O que pode medir com o SEMRush:
- Volume de pesquisa por keywords;
- Custo por Clique (CPC);
- Ranking do seu website nos SERPs;
- Informação sobre os concorrentes.
7 - Hotjar
O Hotjar é uma ferramenta muito interessante para quem procurar perceber o comportamento do utilizador ao longo das páginas web. Funciona como um mapa de calor dos websites, também conhecido como heatmap, e fornece dados sobre os visitantes do site: onde clicam, o que visualizam, o que ignoram e até mesmo onde passam o rato.
Os mapas de calor retratam 3 tipos de interações utilizador-página: Click Heatmaps (áreas mais clicadas na página), Move Heatmaps (áreas onde o utilizador passou o rato), Scroll Heatmaps (área até onde o utilizador fez scroll na página web).
Com esta plataforma, pode garantir que fornece a melhor experiência ao visitante, através dos dados resultantes dos mapas de calor. Pode também gravar o movimento dos visitantes e analisar o funil de conversão. Com isto, consegue assim recolher toda a informação para otimizar da melhor maneira, o website.
8 - Optimizely
Esta é a ferramenta ideal para realizar testes A/B. O Optimizely permite gerir e testar inúmeros elementos de uma página web em simultâneo.
Através da Inteligência Artificial (IA), a plataforma oferece personalização e experimentação de vários elementos da página web. É possível assim comparar elementos como a localização, o dispositivo utilizado (smartphone, computador, etc) e até o próprio navegador.
A instalação desta ferramenta é muito simples, apenas tem de adicionar ao código do website, uma linha de JavaScript.
Em suma, as tecnologias digitais trouxeram assim a possibilidade de monitorizar as ações de marketing. Agora que já sabe quais são as ferramentas a utilizar para medir o sucesso do seu marketing digital, conheça também as ferramentas mais indicadas para o crescimento digital da sua empresa.
Se quiser saber mais sobre alguma destas ferramentas, e como tirar partido da tecnologia para fazer crescer o seu negócio, não hesite em contactar-nos.
Conteúdo publicado originalmente em junho de 2021.
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