5 Tendências de Marketing Digital para 2022
30 de Novembro de 2021O universo do marketing digital é muito volátil. Estratégias e ferramentas que funcionavam ontem podem deixar de trazer resultados amanhã. É por isso que existe sempre um grande interesse e curiosidade em torno das principais tendências e inovações de marketing digital quando nos aproximamos da entrada num novo ano.
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Esta realidade foi acentuada com a pandemia da Covid-19, que trouxe consigo uma necessidade sem precedentes de as empresas investirem na sua transformação digital e que tem vindo a moldar e a desafiar o trabalho dos profissionais de marketing todos os dias.
Isso irá continuar a acontecer em 2022, na medida em que os padrões de consumo irão continuar a ser impactados pela pandemia e, portanto, as empresas terão de continuar a adaptar-se e a procurar formas de se diferenciarem e promoverem uma boa experiência de cliente.
Vamos ver, então, quais serão as principais tendências de marketing digital que poderão potenciá-lo.
1 - Crescimento e afirmação da Inteligência Artificial
A inteligência artificial não é algo propriamente novo. Já é muito usada na previsão de padrões de consumo com base em dados históricos ou em plataformas de paid media para identificarem as campanhas com melhor performance. O que vamos ver em 2022 é uma maximização do poder da inteligência artificial, sobretudo no que diz respeito a ferramentas de serviço ao cliente, como os chatbots.
2 - Eventos Híbridos
Os eventos presenciais (conferências, feiras, etc) deixaram de poder ser realizados devido à pandemia e, agora que vão começando a ser permitidos, a pergunta que se coloca é qual será a melhor escolha para as empresas: voltar a um modelo de eventos puramente físico ou manter o formato digital? A resposta pode estar na implementação de uma abordagem híbrida, que combine elementos físicos com elementos digitais/virtuais e confira inovação e diferenciação à experiência dos participantes.
3 - Content Marketing
A veiculação de conteúdos de qualidade é fundamental em qualquer etapa do funil de marketing: quer quando precisamos de atrair tráfego, quer quando precisamos de converter esse tráfego em leads, quando precisamos de “namorar” e qualificar essas leads e depois quando precisamos de fechar essas leads em clientes efetivos. Por essa razão, o marketing de conteúdo não é necessariamente uma novidade, mas um aspeto do qual não poderá descurar em 2022, com especial atenção para formatos mais disruptivos de conteúdo.
4 - Experiências "Mobile-First"
De acordo com um estudo da Statista (2021), que analisa o tempo médio diário passado na internet per capita no mundo, as pessoas passam, em média, 37 minutos online em desktop e 155 minutos online em dispositivos móveis. Ora, se as pessoas passam em média mais de 2 horas por dia a navegar na internet nos seus telemóveis, é crucial que as empresas privilegiem uma abordagem “mobile-first” na construção dos seus conteúdos e no desenho de todos os seus touchpoints digitais. Na prática, isto significa projetar websites, blogs, landing pages, anúncios pagos, etc, garantindo que terão uma boa experiência de utilização em mobile.
5 - Reforço da Importância da Automação
Em 2022, prevê-se que o desenvolvimento de estratégias data-driven passe a ser uma realidade para cada vez mais empresas de cada vez mais indústrias. Sendo que essas estratégias baseadas em dados serão tendencialmente suportadas por ferramentas e ações de automação, que permitem tornar os esforços de marketing mais personalizados, mais eficientes e mais escaláveis.
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Conteúdo publicado originalmente em novembro de 2021.
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