O processo de captar a atenção dos consumidores online está cada vez mais complexo, uma vez que estes são menos permeáveis aos anúncios e mais seletivos em relação aos conteúdos que leem, que descarregam e que compram.
Neste sentido, angariar leads torna-se uma tarefa mais exigente e desafiante. As empresas, e os marketers, têm de proporcionar experiências e conteúdos que vão exatamente ao encontro das necessidades identificadas no seu público-alvo: só acrescentando valor ao consumidor é que este estará disposto a ouvir, proativamente, aquilo que tem para lhe dizer.
Por isso, disponibilizar eBooks, webinars ou blog posts já não é suficiente. É necessário fazê-lo de maneira relevante, eficiente e, sobretudo, criativa. Além disso, existem outros fatores que podem contribuir para uma maior eficácia na angariação de leads no website da sua empresa. Descubra quais.
O posicionamento dos CTA’s (botões de apelo à ação) nas páginas do seu site tem um impacto profundo no número de leads que ele gera para o seu negócio.
Vários estudos demonstram que as pessoas leem páginas web começando sempre no canto superior esquerdo e depois lendo da esquerda para a direita, seguindo a forma da letra F. Esta informação é importante porque os CTA’s devem ser colocados em locais estratégicos para os quais as pessoas olham naturalmente.
Ainda assim, tenha em mente que o que funciona num caso pode não funcionar noutros. Por isso é importante testar várias posições para os CTA’s e retirar conclusões a partir desses resultados.
Os pop-ups podem ser considerados intrusivos mas a verdade é que, se forem utilizados de forma adequada - e sobretudo útil -, estes são um elemento importante de uma estratégia de angariação de leads.
Use pop-ups inbound, isto é, oferecendo algum tipo de conteúdo relevante e suficientemente apelativo em troca dos dados pessoais que pretende obter dos seus visitantes.
Alinhe esta oferta com o conteúdo da página na qual o pop-up está inserido e, acima de tudo, garanta que este vai acrescentar algum valor a quem está a vê-lo.
Um CTA de texto âncora é uma linha de texto que pode integrar artigos de blog como um headline e que direciona para uma landing page relacionada com o conteúdo do artigo.
Este texto âncora é uma das primeiras coisas que chama a atenção do olhar dos leitores e funciona bem graças à sua relevância, porque satisfaz a necessidade dos visitantes. Por essa razão, coloque estes CTA’s entre os primeiros parágrafos do seu blog post.
Para promover uma nova campanha, uma boa estratégia pode ser criar um artigo de lançamento e depois uma série de outros blog posts de follow-up que sejam relevantes para a campanha.
Isto faz com que, por um lado, as audiências já existentes recebam mais conteúdos relacionados com a oferta e, por outro, a oferta chegue potencialmente a novas audiências.
As redes sociais podem ser um meio valioso - e barato - de geração de leads. Por isso, devem ser utilizadas para promover novos blog posts, ampliando o seu alcance.
Use as redes sociais para partilhar os artigos ou mesmo para direcionar os seus seguidores para landing pages com ofertas/conteúdos que façam sentido partilhar junto de uma audiência mais generalizada.
Não sabe como implementar estas estratégias? Contacte-nos e vamos ajudá-lo a otimizar a angariação de leads no seu website.
Reveja, também, este artigo com outras dicas sobre como o seu website pode tornar-se uma máquina de gerar leads.