Antes de começar, é importante definirmos o que é, afinal, personalizar. Personalizar é tornar pessoal, tratar pelo nome, adaptar algo às preferências ou necessidades do utilizador para criar envolvimento e proximidade.
Quando o assunto é marketing, e principalmente marketing digital, esta pode ser a arma secreta dos marketers para comunicarem exatamente aquilo que os seus consumidores querem e precisam de ouvir.
Ao contrário da publicidade, que normalmente é dirigida às massas, uma comunicação personalizada é mais relevante, gera um relacionamento direto com o consumidor e, claro, gera mais resultados.
O processo de compra mudou e o marketing deixou de comunicar em massa, para ser agora um diálogo 1 para 1, com tudo o que isso implica.
A internet é o único meio que permite manter este diálogo com sucesso, em simultâneo e em larga escala. Com as ferramentas certas, pode conhecer as características do seu público-alvo e decidir qual a melhor forma de personalizar a comunicação dos seus produtos ou serviços, com base nos dados que conhece dos seus potenciais clientes.
Uma comunicação mais personalizada cria maior envolvimento (engagement) com os seus potenciais clientes;
Mais envolvimento significa uma maior notoriedade da sua marca (brand awareness);
Quanto mais notoriedade e mais envolvimento criar com os interessados nos seus produtos ou serviços, maior a probabilidade de a sua empresa ser a escolhida na altura de tomar uma decisão de compra.
Com a tecnologia e a internet como aliados, tem assim a oportunidade de construir um relacionamento com os seus potenciais clientes, disponibilizando conteúdo personalizado de acordo com os seus interesses, dados demográficos e fase de compra em que se encontram.
E a boa notícia é que o investimento em marketing digital é largamente inferior ao do marketing tradicional!