Voice Search: porquê e como otimizar?
28 de Novembro de 2018O Voice Search está a inundar o mercado. Já repensou a sua estratégia de SEO? Fique com estas 5 dicas inbound para otimizar os seus conteúdos para Voice Search.
Estima-se que, no mês de janeiro de 2018, houve cerca de 1 bilião de pesquisas ativadas por voz (Alpine.AI) e segundo a comScore, até 2020, 50% das buscas serão efetuadas desta forma. Estudos menos entusiastas, como o da Gartner, apontam para os 30%, o que não deixa de ser um volume relevante. No início de 2018, a Google lançou um report que afirma que 72% das pessoas com dispositivos ativados por voz, usam-nos como parte da sua rotina diária, e 41% sente-se como se estivesse a falar com outra pessoa, ou mesmo um amigo.
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Estes números não podem ser ignorados. Os dispositivos ativados por voz estão a conquistar uma quota de mercado cada vez maior e trazem consigo a última revolução de SEO depois do vídeo: o voice search. Otimizar para Voice Search não é difícil, mas requer alguma atenção extra. Fique com estas 5 dicas, baseadas num artigo da HubSpot:
1. Páginas Rápidas
O objetivo de uma pesquisa por voz é tornar toda a experiência mais rápida e com uma cadência natural de conversação. Para isso, o Google precisa de recolher informação rapidamente. Quanto mais rápida a sua página, melhor o ranking para Voice Search, e os templates da HubSpot podem ajudar!
2. Respostas Curtas e Linguagem Simples
Da mesma forma que o Google precisa de obter informação rapidamente, também precisa de a fornecer de forma sintética. Se otimizar os seus conteúdos para Featured Snippets, vai conseguir simultaneamente otimizar para Voice Search.
3. Autoridade do Domínio e Partilhas
O Google procura dar as respostas mais precisas no menor espaço de tempo e a autoridade do domínio dá uma maior segurança sobre a veracidade da informação. Trabalhe os seus links inbound e partilhas nas redes sociais, tal como o faria para o SEO de desktop.
4. Longtail Keywords
Otimizar Keywords para Voice Search pode dar algum trabalho. Segundo a Campaign, as pesquisas por voz são mais extensas e incorporam mais pronomes interrogativos que a pesquisa de texto. Use keywords longtail em forma de frases interrogativas ao longo do seu texto, e nas opções de h2 e meta tags do HubSpot.
5. Otimizar para mobile
A pesquisa ativada por voz está diretamente relacionada à pesquisa em dispositivos móveis. Se ainda não otimiza os seus conteúdos para mobile, aqui está mais uma razão para o fazer. Não se esqueça de usar sempre a ferramenta de pré-visualização do HubSpot para ver como é que os seus conteúdos são recebidos pelos vários tipos de dispositivos.
Muita informação? Nós damos uma ajuda.
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