Se há coisa que o ano de 2020 nos ensinou é que algumas previsões e antecipações podem, de um momento para o outro, tornar-se completamente vãs e erróneas. Este ano conduziu-nos a mudanças que nenhum de nós teria conseguido prever, em todos os aspetos das nossas vidas e nas atividades de marketing em particular.
E embora muitas tendências de transformação digital já estivessem a ganhar preponderância antes, elas foram aceleradas e aconteceram em grande escala devido às necessidades urgentes trazidas pela pandemia da Covid-19. Algumas dessas necessidades prenderam-se com a obrigatoriedade de colocar equipas inteiras em teletrabalho, com o cancelamento de eventos físicos e a sua transição para o digital, com as alterações profundas nos hábitos de consumo…
E agora a questão que muitos colocam é como é que as empresas podem sobreviver e prosperar no “novo normal”? Esta é a altura para os profissionais de marketing se adaptarem, se tornarem mais ágeis e adotarem novas estratégias com rapidez, consistência e relevância.
Algumas dessas estratégias estarão, provavelmente, relacionadas com uma ou mais tendências de marketing que vão ganhando destaque para o ano de 2021. Venha descobri-las connosco!
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No ano de 2021, algumas dessas boas práticas serão:
O conteúdo é, e vai continuar a ser, rei. Por esse motivo, as marcas precisam de continuar a focar-se numa estratégia sólida de marketing de conteúdo. Ou, se ainda não o fazem, 2021 será o ano para começarem a fazê-lo.
Partilhar conteúdos em forma de blog posts, publicações nas redes sociais, vídeos, eBooks, etc, continua a ser um dos meios mais poderosos de envolver visitantes e potenciais clientes e de acrescentar valor a longo prazo.
Em 2021 iremos ver, tendencialmente, as marcas a experimentarem mais inovações tecnológicas que permitam veicular conteúdos interativos como quizzes, sondagens, jogos, passatempos, publicações com realidade aumentada ou realidade virtual ou vídeos a 360º.
Conteúdos mais envolventes, disruptivos e memoráveis oferecem experiências mais relevantes e, em última instância, geram mais leads e clientes.
Os consumidores respondem cada vez melhor a conteúdos visuais, em detrimento de conteúdos baseados apenas em texto, que não conseguem competir com o poder do vídeo no que diz respeito à atração da atenção das pessoas.
Num mundo cada vez mais digital, os consumidores estão a ver mais vídeos do que nunca, usando os seus smartphones, que funcionam quase como uma extensão do nosso corpo e que servem para comunicar, para comprar e até para trabalhar.
Desta forma, o vídeo é algo que as marcas não podem menosprezar, no sentido de captarem a atenção deste consumidor moderno mais exigente e seletivo em relação aos conteúdos que consome online.
Ao longo dos últimos anos, a tecnologia tem vindo a atualizar-se no sentido de estar alinhada com a forma como as pessoas gostam de pesquisar, de comprar e de interagir com os seus dispositivos. E, adivinhe? As pessoas gostam de falar.
Dispositivos ativados por voz, como é o caso da Alexa, da Siri, ou mesmo do Google, têm vindo a ganhar cada vez mais popularidade. E esta tem sido uma tendência potenciada durante o período de pandemia da Covid-19, na medida em que as pessoas estão cada vez mais confortáveis em pesquisar e dar informação por voz.
Neste sentido, certifique-se que está a otimizar os seus conteúdos (sites, aplicações e outros canais) para as pesquisas de voz, tal como faz para as pesquisas de texto. E otimizar os conteúdos para pesquisas feitas por voz significa considerar uma abordagem mais conversacional, isto é, que vá ao encontro das palavras-chave usadas e do tom e que siga o fluxo de um discurso verbal ao invés de escrito.
De todas as tendências que analisámos até agora esta é, talvez, a menos “revolucionária”, na medida em que está longe de ser uma nova ferramenta de marketing digital. Porém, a sua expressão e importância aumentaram ainda mais devido à pandemia da Covid-19, uma vez que os utilizadores passaram mais tempo em casa e acederam às redes sociais de forma muito mais massiva durante o período de confinamento.
Deste modo, à medida que o mundo se torna tendencialmente mais conectado, as redes sociais vão reforçando o seu lugar proeminente enquanto plataformas que permitem às marcas aumentar o seu alcance, gerar mais leads e potenciar o engagement com os seus clientes.
Ainda assim, importa ressalvar que estes canais digitais estão cada vez mais saturados com conteúdo e que é crucial que as marcas percebam como podem destacar-se e evidenciar-se ao invés de criarem ainda mais ruído.
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Conteúdo publicado originalmente em dezembro de 2020.