SEO vs PPC: Qual a solução mais eficaz?
21 de Outubro de 2019
O sucesso digital de uma empresa depende não só da quantidade de tráfego gerado, como também da qualidade desse tráfego. Qual a solução que melhor cumpre estes requisitos?
É um facto: a componente de Lead Generation é uma das principais prioridades das empresas no digital. O que pode gerar alguma discussão é a forma como esse tráfego é gerado. E existem duas principais formas (muito distintas) de lá chegar - através de SEO (Search Engine Optimization) ou de uma estratégia de PPC (Pay Per Click).
Ambos são métodos eficazes de gerar visitas ao website e a páginas específicas, no entanto um pode funcionar melhor que o outro, consoante a circunstância em que é aplicado. Para ter sucesso com a abordagem escolhida, é importante saber reconhecer as suas forças e limitações.
Quando é que o SEO é a melhor solução?
O SEO representa um grupo de técnicas e estratégias cujo objetivo é colocar a página nos primeiros resultados das pesquisas orgânicas realizadas pelos utilizadores nos motores de busca. Acaba por ter um peso muito grande para a estratégia online de qualquer empresa, uma vez que as estatísticas demonstram que 80% do tráfego de um website é gerado através de pesquisas em motores de busca.
O Google é o motor de busca mais relevante atualmente, com pesquisas diárias acima dos 3.5 mil milhões, o que o torna a principal fonte de tráfego orgânico a ter em conta.
Então, quando devem ser usadas técnicas de SEO em vez de PPC? Abaixo apresentamos algumas circunstâncias em que o SEO seria a estratégia mais rentável para o seu negócio:
#1 Quando o objetivo é alcançar resultados consistentes
Uma estratégia de SEO demora algum tempo a alcançar o ROI. Estar visível na primeira página dos motores de busca não vai acontecer de um momento para o outro.
Chegar ao topo das pesquisas nos motores de busca requer tempo. Contudo, assim que o objetivo for cumprido, o website irá gerar tráfego de forma autónoma e sustentável.
#2 Quando o objetivo é ter um website com autoridade
Um website com autoridade é um importante centro de recursos para determinados nichos. Este será o “go to” website sempre que os membros desse nicho necessitarem de informação credível e fundamentada. Um website com autoridade será capaz de gerar maiores quantidades de tráfego simplesmente através da partilha do URL da página.
A melhor forma de ter um wesite como autoridade é gerando tráfego de forma consistente, construindo uma reputação em torno do conteúdo divulgado, até que este se torne popular o suficiente para dominar o seu mercado.
A única forma de gerar o tráfego pretendido de forma sustentável será através de conteúdo com um propósito bem definido e uma abordagem de SEO bem planeada.
#3 Quando pretende aumentar o valor do seu website
Os websites são empreendimentos virtuais. Se planeia vender o seu website a um preço premium, saiba que deverá primeiro aumentar o seu valor.
Existem vários fatores que podem contribuir para o crescimento do valor do website. Entre eles existem o tráfego gerado, a consistência do tráfego gerado, o rank da página no motor de busca, o rank da página ao longo do tempo e a popularidade dos links. Todos estes fatores fazem parte da estratégia de SEO, aumentando diretamente o valor das páginas e, subsequentemente, do website.
Tenha em mente que SEO não é sinónimo de clicks grátis. Requer uma tremenda quantidade de trabalho para criar e promover o conteúdo certo, o que contempla um grande investimento de tempo e dinheiro.
Saiba mais sobre SEO e "Como escolher as keywords certas para os seus conteúdos - SEO"!
Quando é que o PPC é a melhor solução?
Como o próprio nome indica - PPC (Pay Per Click) - representa um método de gerar tráfego online, através do investimento em anúncios pagos. Na essência, vai fazer com que os seus anúncios estejam posicionados no topo da página de resultados pagos, tendo em conta keywords específicas e a concorrência com outros players do mercado.
Existem várias plataformas de PPC disponíveis como o Bing Ads, a plataforma de publicidade do Facebook e, o mais popular, o Google Ads (antigo Google AdWords). Por falar nisso, já conhece estas dicas para melhorar as suas campanhas de Googles Ads?
Mas afinal, quando é que é recomendável usar o método PPC?
#1 Quando o objetivo é ter resultados imediatos (quick wins)
O método de PPC consegue resultados muito rapidamente, sendo expectável um aumento relevante de visitas ao seu website logo nos primeiros momentos após o lançamento da campanha. Isto porque, assumindo que a licitações são competitivas o suficiente para ter um posicionamento prioritário, os seus anúncios vão ser visualizados por milhões de pessoas. O aumento de tráfego poderá ser instantâneo, e é excelente para o lançamento de novos produtos, promoções sazonais, CPA marketing (Cost Per Acquisition) e affiliate marketing que envolva altas ofertas de conversão e ações de marketing focadas em gerar resultados imediatos.
#2 Quando se procura tráfego específico
Contrariamente ao SEO, com o PPC é possível reduzir o alcance das campanhas com base em informações demográficas. Muitas plataformas de PPC, como as redes sociais, permitem promover conteúdos com base na faixa etária, género, grau académico e até estado civil dos targets.
No caso específico das redes sociais, estas também permitem segmentar as campanhas com base nos hobbies e interesses das pessoas. Isto torna o PPC o método ideal para alcançar um target mais específico, gerando tráfego mais qualificado para o seu website.
#3 Quando se promove conteúdo com timings curtos
A promoção de produtos, serviços ou eventos com prazos de validade são sempre uma corrida contra o tempo. Nestes casos, o longo período para atingir o ROI inerente a uma estratégia de SEO é um entrave ao sucesso da campanha.
Para esta ofertas com timings curtos, o grande alcance do PPC será perfeito. Quer promover uma oferta que está prestes a terminar? Sem problema, ações de PPC conseguem gerar tráfego num curto espaço de tempo.
#4 Quando o seu website não está desenhado para SEO
O SEO requer que o website seja rico em conteúdo, o qual deve ser atualizado e produzido com regularidade. Esta é a única forma de informar o motor de busca que o website é relevante e manter o mesmo no topo dos resultados de pesquisas.
Acontece que alguns websites não são desenhados para esta finalidade e, nestes casos, o tráfego pode ser gerado através de campanhas de PPC.
#5 Quando o objetivo é dominar as pesquisas da sua categoria de keywords
Os resultados de PPC podem ser visualizados no topo das pesquisas, acima dos resultados das pesquisas orgânicas. Esta posição predominante significa que, em muitos casos, a maioria do tráfego irá para um dos 3 primeiros resultados patrocinados.
Não realizar ações de PPC é ficar fora da corrida para os seus concorrentes e perder todos esses clicks. Se estiver empenhado em maximizar a sua percentagem de clicks por impressão nas keywords relevantes para o seu negócio, deverá obrigatoriamente lançar campanhas de PPC.
Estas são alguma situações nas quais pode ter preferência por uma ou outra abordagem. Não veja estes métodos como duas opções mutuamente exclusivas, é a sua complementaridade que garante uma maior relevância e melhor gestão do orçamento digital.
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