Medir o ROI em Inbound Marketing traduz-se essencialmente na relação entre o tráfego gerado para o nosso website, e a conversão de leads em novos clientes. Ao aumentar o tráfego, com landing pages dedicadas, com conteúdos relevantes para a audiência, a taxa de conversão de leads em clientes evolui de forma positiva.
“Adopting an inbound strategy doubles average website conversion rates, from 6% to 12%.” - State of Inbound Marketing
Otimizando o website gradualmente, através da compreensão da experiência de navegação do utilizador, utilizando ferramentas de uma plataforma de Marketing Automation, e interpretando dados de negócio para melhorar os resultados, é possível avaliar a forma mais eficiente de converter leads em clientes, e a que traz maior rentabilidade.
Os melhores negócios baseiam-se, portanto, não somente na análise de ROI, como também na forma de melhorar a análise do negócio com vista a melhorar o ROI.
Existem quatro atividades importantes no desenvolvimento de um plano de ROI:
1. Estabelecer objetivos e expetativas de ROI;
2. Desenvolver estratégias e campanhas mensuráveis;
3. Focar nas decisões que impactem da forma mais positiva o marketing;
4. Observar e controlar os progressos para melhor rentabilidade;
Somente com disciplina, planeamento, e um contínuo controlo e observação dos progressos, para melhor afinar os resultados de marketing, é que é possível atingir um ROI de excelência.
Gostava de saber como uma solução de Inbound Marketing aumenta o ROI da sua empresa?