Razões Pelas Quais o Inbound Marketing Leva Tempo
22 de Abril de 2016O Inbound Marketing leva o seu tempo, mas com paciência, uma boa estratégia e implementação, uma empresa pode adquirir resultados fantásticos.
Isto não é uma desculpa para não apresentar resultados rápidos, mas sim por ser verdade.
O Inbound Marketing é uma maratona, não é um sprint. Isto pode ser aborrecido de ouvir, mas mais vale ter resultados lentos do que não ter nenhuns.
Qualquer pessoa pode ir em segundos a uma livraria online, encomendar um livro e no dia seguinte estar a ser entregue por correio. As pessoas não estão habituadas a esperar, querem as coisas agora, satisfação instantânea.
Mas boas coisas vêm àqueles que são pacientes.
Por isso tenha cuidado com aqueles que garantem resultados rapidamente através de conteúdo ou estratégias de Inbound, porque não estarão a ser honestos ou não percebem como este tipo de marketing funciona.
Porque leva tanto tempo?
É verdade, precisa de paciência para deixar que a metodologia puxe os seus cordelinhos e funcione. Ao longo do tempo as Leads irão começar a entrar, e boas leads.
E quanto tempo é que isso pode levar? Uma estratégia de Inbound pode começar a produzir bons resultados após 6 a 9 meses. Por vezes menos, por vezes mais, mas esta é uma boa média para ter conta de acordo com a nossa experiência.
A seguinte imagem é sobre marketing de conteúdos (ex.: criação de artigos), mas pode ser facilmente aplicada ao inbound marketing.
Tal como na criação de conteúdos, o Inbound leva tempo, porque não é um processo linear.
Eis os desafios com que uma agência de Inbound Marketing como a Youlead pode vir a passar, tanto como agência digital fazendo inbound para atrair os nossos próprios clientes, como ao trabalhar juntamente com os clientes.
Personas - conheça o seu cliente
Uma buyer persona é uma personagem fictícia, criada com conhecimento do seu público-alvo, normalmente através de entrevistas e feedback com pessoas reais.
As empresas podem ter várias personas, mas o ideal é começar com uma única persona, acertar em cheio nela, e depois trabalhar noutras a partir daí.
Criar uma persona pode ser trabalhoso: desde criar entrevistas com meia dúzia de clientes, e organizar os resultados pode levar bastante tempo e esforço.
Mas tem de ser feito, porque as personas são o alicerce para os seus esforços de Inbound. Precisa de saber quem é o seu tipo de cliente, com o que é que eles se importam, quais são as suas dores e o que querem alcançar, para criar conteúdo para os atrair.
Convém de vez em quando fazer uma revisão nas personas para nos certificarmos que estas representam fielmente os desejos e dores do tipo de cliente pretendido.
Website - poucas visitas
A maioria das empresas tem pouco tráfego (ou seja, visitas). Não é por criar algo na internet que as pessoas encontrarão magicamente o seu website.
Até pode acontecer que nas estatísticas do website apareçam visitas, mas de acordo com a nossa experiência, muitas delas são visitas diretas, ou seja, visitas feitas pelas pessoas que trabalham na empresa, ou então pessoas que realmente visitam o site mas abandonam-no logo de seguida, porque não encontraram o que estavam à procura (má navegação), ou porque o design não é o melhor. Tudo isto resulta numa má experiência para o utilizador.
Conteúdo - criação
Só porque o estagiário na empresa consegue escrever, não quer dizer que consiga escrever efetivamente. Leva tempo para criar bom conteúdo que agrega valor ao leitor e seja relevante para ele.
Posso ter uma década de experiência a criar conteúdo, e posso escrever rapidamente e eficazmente, mas é conhecimento que passei uma década a desenvolver e refinar, e continuo a aprender e a ficar melhor (gosto de pensar que sim).
Se está disponível para investir tempo na criação de conteúdos, estratégias de inbound, campanhas de namoro e otimizações de site força, mais poder para si. Mas a menos que nunca precise de dormir ou tenha um tremendo talento para aprender rapidamente e um excesso de energia para usar, boa sorte ao tentar fazer tudo ao mesmo tempo.
Leva tempo:
- Decidir que palavras chave irão funcionar para atrair visitantes através de esforços de SEO;
- Rever palavras chave e estatísticas para saber que conteúdos criar;
- Planear um calendário editorial;
- Investigar, escrever, editar e conceber artigos para o blog, conceber ebooks (ou outros recursos), emails, publicações nas plataformas sociais, etc.
Relacionamento - namoro antes do casamento
A maioria da publicidade e do marketing vai do "vamos beber café?" até "vamos casar?" num único passo. Para desenvolver um relacionamento, as coisas não se apressam desta forma. E como não se apressam nas relações entre as pessoas, também não se apressa no marketing.
O Inbound leva tempo da mesma forma que um melhor amigo não é feito em 5 minutos: leva-se meses para desenvolver uma relação de amizade ou parceria.
Promoção - e distribuição
Não é só criar conteúdo, é necessário promovê-lo e distribuí-lo. Quanto tempo é que o Google leva a indexá-lo? O Google (e os motores de busca) olham para conteúdo de qualidade - conteúdo que é útil - quando apresentam os resultados da pesquisa.
Todo o tempo que leva a escrever bom conteúdo para a sua persona irá compensar se for encontrado através das pesquisas dos utilizadores, e é aí que a maioria das compras B2C e B2B começam - numa pesquisa Google.
A promoção não é só ter um artigo com uma oferta de um ebook numa landing page. É necessário partilhar conteúdo para outros canais, como as redes sociais (Twiter, LinkedIn, Facebook) e através do email para os seus contactos.
Quem espera [sempre] alcança.
O Inbound é uma estratégia com vários componentes. Não é apenas uma tática para experimentar durante alguns meses e ficar logo à espera de resultados. É um processo contínuo de criar confiança e "namorar" os seus clientes e potenciais clientes.
Ao contrário do marketing tradicional, os resultados que o inbound apresenta podem pagar dividendos anós após terem sido criados. As ofertas que temos na nossa página de recursos continuarão a ser descarregadas bastante tempo após terem sido criadas.
Se começar a sua jornada do Inbound connosco, ou com outrém, ou por si própria, perceba que é uma jornada, é um caminho para chegar a um sítio. Estradas e pontes têm de ser criadas para fazer esse caminho da forma mais eficaz. Talvez tenha de atravessar um rio numa jangada. Ou talvez tenha de ir de avião em vez de comboio. Irá haver ruas sem sentido e sítios onde não se pode passar, mas com calma e paciência, chegará ao seu destino.
Paciência. Uma viagem de mil passos começa com o primeiro.
Interessado em saber mais sobre Inbound?
Descarregue o guia
Como Implementar uma Estratégia de Inbound Marketing Eficaz
Deixe aqui o seu comentário | Comments: