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Quanto devo investir em marketing em 2017

Written by Cristovao Cunha | 10/nov/2016 10:15:00

Existem vários fatores a considerar no momento de decidir o budget a investir em Marketing. No entanto, na hora de decidir o valor do investimento, acima de tudo ponderam-se resultados. É necessário fazer a aposta certa, nos canais certos, para conseguir mais retorno. Mas quais os canais em que vale a pena investir?

De uma forma geral, a escolha dos canais de comunicação em que se investe, deve corresponder aos canais de comunicação onde estão as suas Buyer Personas. Mas nem todos os canais onde o seu publico alvo está geram os mesmos resultados, e nem todos os mercados e produtos /serviços têm o mesmo comportamento.

Neste artigo, apresentamos alguns dados sobre quais os canais onde as empresas investem e que têm provado trazer mais ROI, bem como as táticas de marketing que geram mais resultados.

Marketing digital ou marketing offline?

Não existem grandes dúvidas. O investimento nos canais digitais apresenta maiores percentagens face aos canais tradicionais.

A Forrester Research afirma que até ao ano de 2019, serão gastos 103 bilhões de dólares em email marketing, social media, publicidade online (banners, vídeo online, display), SEM e SEO.

Num estudo baseado nas respostas de 295 líderes empresariais, disponibilizado pela MarketingCharts, podemos constatar que o digital é a aposta forte das empresas, com percentagens de aumento de investimento superiores a 42%.

O email marketing tem uma destacada percentagem de 59,7%, seguido de social media, online display advertising, mobile advertising e Search (SEO/PPC).

 

Quais as táticas de marketing que provaram ter maior retorno?

Num estudo recente da eConsultancy, encontramos os meios digitais a mostrar maior retorno: 68% responderam que o email marketing é bom ou excelente para conseguir um ROI elevado; 67% indicam que o SEO é bom ou excelente para conseguir um ROI positivo e ainda 63% acreditam que o content marketing é também uma forma de conseguir um ROI elevado.

Ao juntarmos estas táticas com a aposta em campanhas de pesquisa pagas (que 54% consideram bom ou muito bom para conseguir retorno) e em Redes Sociais (que 32% consideram bom ou muito bom para conseguir retorno), e temos um plano de inbound marketing com um enorme potencial de retorno.

 

Investir tempo ou dinheiro?

Se o orçamento é reduzido, o maior investimento deve ser em tempo. Tempo para definir estratégias de inbound marketing eficientes que possam gerar leads qualificadas, apostando em conteúdos otimizados, comunicação em redes sociais, entre outras táticas de inbound marketing que não exigem grande investimento financeiro.

Uma estratégia inbound foca-se em utilizar métodos de atração com aposta em conteúdos que vão ao encontro dos interesses dos prospetos, adequados a cada fase do ciclo de compra, para converter leads em clientes. É uma estratégia a médio e longo prazo, de rentabilidade sustentada. Foque-se em marketing de conteúdos, email marketing, SEO, Redes Sociais.

Se tem orçamento, e pretende resultados a mais cusrto prazo, aposte em campanhas pagas do género PPC / PPA com ferramentas de publicidades como por exemplo Google Adwords, Facebook Ads e LinkedIn Ads, para atrair mais tráfego.

 

Quanto é que devo investir em marketing?

Não há uma resposta certa a esta pergunta. Depende da empresa, do mercado, dos objetivos, da fase do negócio entre outros inúmeros fatores.

De acordo com um estudo da TheCMOSurvey efetuado no início de 2016, a percentagem média do budget da empresa que foi alocada ao Marketing foi de 12.1%, segmentado da seguinte forma:

  • Empresas B2B de produtos utilizam em média 10.3% da receita;
  • Empresas B2B de serviços utilizam em média 11.6% da receita;
  • Empresas B2C de produtos utilizam em média 19.6% da receita;
  • Empresas B2C de serviços utilizam em média 11.3% da receita;

Investir em Smarketing

Alinhar a equipa de Vendas e de Marketing é um investimento com retorno garantido. Uma boa coordenação entre as equipas envolvidas no processo de angariação de leads e concretização das vendas, com o apoio da tecnologia adequada, vai garantir uma maior eficiência das ações de marketing. Segundo a Hubspot, empresas com boas práticas de Smarketing conseguem gerar mais 208% de receita dos esforços de marketing.


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