Responsive web design. O que é? Ter um website responsivo é a forma correta de criar e estruturar um website, tendo em conta a boa visualização dos conteúdos nos vários dispositivos em que um website pode ser consultado. O utilizador pode, em qualquer dispositivo, consultar o website e ter uma boa experiência de utilização.
Um website com os conteúdos ajustados para os vários dispositivos
Hoje em dia temos literalmente a internet no bolso (ou no pulso se tivermos um smartwatch). Pelo que podemos aceder a websites em vários dispositivos. Seja durante o pequeno-almoço no telemóvel a ver as notícias, durante a manhã e tarde no computador de secretária ou no portátil para trabalhar, e à noite no tablet.
Tendo em conta os diferentes tamanhos de ecrãs, os conteúdos do website têm que ser adaptados a cada dispositivo, para que possam ser visualizados corretamente, e a informação não se perder de dispositivo para dispositivo.
Um website responsivo garante que é isso que acontece. Uma boa experiência de utilização. Que, onde quer que o utilizador consulte o website, os conteúdos são apresentados com um layout personalizado ao dispositivo, para que a informação não se perca, e o utilizador encontre o que procura.
A utilização de dispositivos móveis continua a aumentar
O futuro é móvel. Cada vez mais acedemos à web via dispositivos móveis. Com um smartphone, por exemplo, é fácil ver ou procurar o que queremos quando queremos. Estejamos onde estivermos. E esta realidade tem que ser acompanhada com websites que sejam criados tendo em conta esta evolução, e que estejam preparados para dar resposta à utilização da web em dispositivos móveis. Disponibilizando conteúdos e informação adequados ao formato de cada dispositivo.
Websites responsivos com melhor ranking nos motores de busca (SEO)
A Google privilegia e recomenda websites responsivos, principalmente porque este tipo de website proporciona uma boa experiência de utilização. Pelo que a Google criou um algoritmo dedicado somente às pesquisas que são efetuadas em dispositivos móveis. O que significa que quando um utilizador faz uma pesquisa num motor de busca via portátil, e o seu website surge nos primeiros 5 resultados, os resultados podem ser diferentes quando a mesma pesquisa é feita num smartphone ou tablet, ou outro dispositivo móvel.
As redes sociais são de dia para dia uma maior fonte de tráfego móvel
O aumento da utilização de redes sociais nos smartphones, é um aviso à navegação para que o seu website esteja preparado para ser consultado em dispositivos móveis. Principalmente se aposta numa estratégia de marketing para as redes sociais, e consequentemente pretende ter mais visibilidade e mais tráfego para o website, a partir destas redes. Assegure que os seus conteúdos são apresentados corretamente, com web design responsivo.
Ter apenas um website é mais fácil de gerir
Como existe a necessidade de personalizar o website aos dispositivos móveis, algumas empresas optam por ter dois websites, sendo que um se destina ao tráfego móvel. Mas esta opção tem diversos inconvenientes. Nomeadamente, precisa de ter dois URLs diferentes, criar duas estruturas de website, dois websites para atualizar conteúdos, ou seja, dois tudo. Duplica o trabalho.
Um website responsivo, quando criado, tem na estrutura a forma de ajustar e apresentar os conteúdos de forma adequada, seja em que dispositivo o utilizador os procure.
Preparado para o futuro
Com a normal evolução tecnológica, novos dispositivos móveis chegarão ao mercado. Sejam smartphones com novas dimensões de ecrã, ou o lançamento para o público do Google Glass. Novos dispositivos, significam novos tamanhos de ecrã e novas formas de visualizar conteúdos. Os conteúdos do seu website irão precisar de ser apresentados de forma correta. Os websites responsivos estão preparados para responder aos desafios do futuro.
O website é a sua montra digital e deve estar preparado para ser encontrado facilmente na web, mas também para manter os utilizadores no seu website e convertê-los em leads. Se este é um assunto que lhe interessa, convidamo-lo a ver este vídeo com a gravação do webinar “Como Transformar o seu Website numa Máquina de Gerar Leads”: