É uma afirmação ousada dizer que o Inbound Marketing é rei de todo o marketing, mas saiba porque é que na nossa agência este marketing é considerado Rei.
Ao longo da minha carreira tive oportunidade de trabalhar em áreas relacionadas com o marketing e vendas.
Nesta etapa, estou entusiasmado com os benefícios que esta metodologia tem para apresentar às agências e aos clientes, porque permite alcançar objetivos como nenhuma outra forma de marketing.
Com isso, partilho consigo os 5 maiores "wins" do Inbound Marketing, e irá ver porque é de facto o rei de todo o marketing.
Pode gastar muito dinheiro a fazer publicidade que acaba por não resultar em nada. Ou pode implementar estratégias que se focam em atrair e ajudar o seu público-alvo, de forma a que este queira partilhar e promover o seu produto ou serviço por si.
Quando foi a última vez que o seu público-avo partilhou o seu "marketing" por vontade própria? Pois é.
E é essa uma das grandes vantagens. Quando feito corretamente, a sua marca ganha notoriedade e cresce porque o seu conteúdo está a ser partilhado para além do círculo imediato de pessoas, alcançando assim outras pessoas que provavelmente nunca teriam ouvido falar da sua marca.
Partindo do princípio que o propósito do seu plano é enriquecer a vida do seu público-alvo, o seu conteúdo irá naturalmente posicioná-lo como líder no seu mercado.
Isto porque com um plano bem implementado, em vez de parecer que estamos a promover, estamos na realidade a enriquecer o mercado, ao dar valor ao seu público-alvo.
Enquanto que no seu mercado, a concorrência faz "marketing" do género "Ei, olhem para nós, temos aqui uma coisa para vocês comprarem, somos um espetáculo", você, do seu lado, pode focar-se em dar valor e enriquecer o seu leitor com bom conteúdo.
Não tem tempo para fazer isto? Parece muito trabalho? É verdade, dá trabalho, bastante trabalho. Mas acha que o Ronaldo é o Ronaldo porque é fácil? O Ronaldo é o Ronaldo porque ele trabalha mais do que todos os outros, as pessoas é que pensam que é talento, mas ele está no ginásio e nos treinos todos os dias.
Seja como ele e esforce-se, empenhe a sua dedicação e trabalho, e será o Ronaldo da sua indústria, é assim que irá vencer o jogo.
O Ronaldo trabalha mais do que os outros. Ele iria dominar o inbound marketing. Esperemos que ele não crie uma agência.
Quantas pessoas vêem o seu "marketing" e não fazem nada? A esmagadora maioria das pessoas expostas ao seu marketing (+90%) não farão nada. Isto pode ser um facto aceite no marketing tradicional, mas nós podemos ir mais além.
Há um meio termo que não é possível com outras metodologias de marketing. Este meio termo é aquele sítio que podemos interagir (com o nosso conteúdo) com aqueles que ainda não estão preparados para comprar.
Este tipo de interação e envolvimento com as pessoas é como que o Santo Graal para os marketers, porque ainda podemos re-capturar as pessoas que não agiram/compraram o produto ou serviço, para que ainda o possam fazer no futuro.
Esta metodologia permite produzir conteúdo que vai ao encontro de uma determinada Buyer Persona que esteja numa etapa específica da Buyer's Journey.
A Buyer's Journey é o conjunto de etapas pela qual as pessoas se movem pelo funil de vendas.
Este tipo de especificidade é bem eficaz quando combinado com uma estratégia que visa fazer o nurturing, ou seja, "namorar" alguém ao longo da buyer's journey.
O objetivo desta jornada é ir passando as pessoas de estranhos (princípio) até promotores (fim). Por exemplo, alguém poderá visitar o seu website, e o objetivo inicial é capturar o visitante e torná-lo numa lead.
Imagine a satisfação que a sua equipa comercial irá ter quando finalmente lhes começar a dar leads qualificadas que eles conseguem fechar vendas facilmente. Por isso é importante haver uma relação harmoniosa entre o marketing e as vendas.
Poder gerar um retorno de investimento (ROI) não é exclusivo desta metodologia, mas é uma das provas dadas que pode dar a uma marca.
John Wannamaker, um empreeendedor do séc. XIX, uma vez disse:
Metade do dinheiro que gasto em publicidade é desperdiçado, o problema é saber que metade é essa.
Este tipo de marketing permite saber qual é essa metade, porque consegue medir as métricas principais que têm impacto nos resultados:
É semelhante a trabalhar num laboratório: faz-se um ajuste aqui, um ajuste ali, e vemos as mudanças no final. Por exemplo, melhore a taxa de cliques em uma CTA, e poderá vir a aumentar as vendas sem precisar de trazer mais visitantes para o seu website.
Se gerar um ROI não é um requisito da sua empresa, ele será, mais cedo ou mais tarde.
Quando a chefia tem um "número" que têm de seguir, provavelmente não vai conseguir ter mais orçamento para o seu marketing enquanto não tiver provas dadas. Nem tão pouco eles querem saber se "estas coisas levam tempo". Não. Eles querem resultados, e querem-nos para ontem.
Portanto seja proativo e defina o seu próprio "número", o seu objetivo. Acompanhe e meça o progresso que está a ter para saber se está no caminho certo.
Os benefícios deste tipo de marketing são mais fáceis de ser alcançados se do seu lado assumir o compromisso de levar a sua empresa para ser uma marca de referência.
Seja bom no que faz, publique conteúdo de qualidade, responda rapidamente aos clientes, trate os seus colaboradores com o respeito que merecem e dê valor às pessoas.
Parece básico, mas muitas vezes nós como "marketers" estamos à procura de truques e segredos especiais em vez de nos certificarmos que a nossa empresa é algo com o qual nos podemos orgulhar de colaborar.