Muitas empresas, grandes e pequenas, preparam o seu ano com antecipação e preocupação: confiantes de que este ano tem muito para oferecer, mas preocupadas com as estratégias e táticas de marketing a empregar, e o orçamento a usar.
Anteriormente o plano consistia em pesar os prós e contras das iniciativas típicas de outbound marketing, provavelmente uma mistura estratégica de ir a eventos, campanhas de publicidade por correio direto, prospeção a frio por telemarketing (internamente ou externamente), anúncios em revistas, rádio e provavelmente até televisão, para quem podia.
No entanto, a adoção em larga escala da internet, redes sociais e aparelhos móveis, pelo consumidor, nos últimos anos, forçou a grandes mudanças na maneira como o marketing funcionava (ou deixava de funcionar) nestas práticas de outbound, para ir mais ao encontro duma abordagem inbound.
Atualmente o consumidor é inundado com centenas de interrupções de marketing diariamente, e procura maneiras de as evitar, tais como desligar de números que não conhece ou usar o filtro de spam no seu email, entre outros. Ainda é possível usar táticas outbound (telemarketing, etc.), mas estão a tornar-se cada vez mais dispendiosas.
A maioria das pessoas está na posse de conhecimento, informação a que têm fácil acesso no mundo digital em que vivem, e não precisam de saber novidades através de outbound marketing para conhecer novos produtos ou serviços, porque têm uma nova maneira, um novo método para saber mais sobre os produtos e serviços duma empresa.
Este método é o inbound marketing, que cria uma relação de confiança entre o consumidor e marca, um diálogo que é facilitado por canais de comunicação digital, como por exemplo, o email marketing ou as redes sociais.
O Inbound Marketing é uma estratégia holística e completa, baseada em dados e resultados que ajuda as marcas a atrair e converter visitantes em clientes, ao apresentar informação e conteúdo relevante e personalizado aos utilizadores, em vez de mensagens interruptivas.
Este método reflete uma mudança do marketing de interrupção, baseado em campanhas, para proporcionar aos utilizadores um marketing de atração, mensurável, que atrai prospetos interessados, com o objetivo de criar laços duradouros entre a empresa e o cliente.
Nesta era em que o consumidor tem fácil acesso a informação, as empresas precisam de ser transparentes e genuínas. O inbound marketing alinha os processos internos da empresa, nas vendas, no marketing e no produto, para ir ao encontro dum processo externo, focado numa estratégia de tomada de decisão baseado nas necessidades e desejos do cliente.
Com o inbound marketing, a ênfase está em ganhar (não comprar) a atenção da pessoa, o que se consegue ao interagir ativamente com o utilizador, por exemplo, por email ou nas redes sociais, e criar conteúdo original e relevante, por via de artigos, ebooks, vídeos e webinários.
O conteúdo criado deve ser interessante, informativo e relevante, para gerar uma atitude positiva e de confiança para com o utilizador, para que este se sinta mais envolvido com a marca e o resultado seja eventualmente a compra do produto ou do serviço.
Esta combinação de conteúdo relevante e interação online cria um alicerce sólido para a eficácia do marketing e das vendas da empresa, o que resultará no seu crescimento.
À medida que as empresas acordam para esta realidade e realinham as suas estratégias de marketing para ir ao encontro de boas práticas de inbound, o orçamento para o marketing começa a fazer mais sentido, e a deslocar-se dos canais tradicionais como impressão, rádio e telemarketing, para uma abordagem mais humana e menos interruptiva.
No entanto, as competências da equipa interna de marketing da empresa poderá estar um pouco além daquilo que é necessário para ir rumo à realidade do inbound. Para algumas empresas, o tempo e recursos necessário para treinar as pessoas de forma interna, no que toca a dominar táticas inbound, como o email marketing, estratégia de conteúdos e análise de dados, simplesmente não existem.
As empresas que querem tirar partido destas táticas online que produzem resultados, como criação de conteúdos e email marketing, viram-se para agências de inbound marketing para as ajudar.
Estas agências, que estão na vanguarda do uso destas táticas, têm a experiência necessária para aplicar as melhores práticas de inbound marketing de forma a ajudar as empresas, que estão por vezes limitadas nos seus recursos internos disponíveis (financeiro, tempo).
Uma boa agência de inbound marketing consegue ajudar empresas, grandes e pequenas, a aumentar a sua visibilidade online e na geração de leads. O objetivo não é só angariar mais leads, mas fazer com que as pessoas se sintam mais envolvidas com a marca, ao usar uma estratégia de atração, em vez duma estratégia de empurrão e interrupção.
É importante, para os negócios e empresas de todos os tamanhos, aperceberem-se desta realidade o quanto antes, e começar a mudar o seu foco para atrair e ajudar, em vez de interromper e empurrar.
Esta é a melhor altura para entrar no mundo do inbound marketing, antes da concorrência estar ciente dos resultados que a sua empresa pode ter, com a ajuda duma agência de inbound marketing dedicada.
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