Partindo do pressuposto que já sabe o que é o MarTech e como pode alavancar o seu marketing, está na altura de explorar as razões pelas quais vale a pena investir em talento tecnológico especializado, antes sequer de equacionar a compra de qualquer SaaS, plataforma ou ferramenta digital. Neste artigo, vamos desconstruir alguns porquês e esclarecer como podem ser estabelecidas parcerias externas de sucesso no espaço tecnológico do marketing.
7 benefícios das parcerias estratégicas de MarTech para as empresas
Nesta altura do campeonato, já todos sabemos (à partida) que o MarTech desempenha um papel primordial na geração de leads qualificadas, no aumento da eficiência das ações de marketing e no alcance de um ROI superior através de um modelo de conversão otimizado. Mas o que é que sabemos quanto às principais vantagens de ter alguém exclusivamente responsável por compatibilizar o Marketing e a Tecnologia? Não é por acaso que uma rápida pesquisa no LinkedIn já identifica cerca de 15.000 pessoas a nível global com cargos de Marketing Technology (sim, nós testámos) - quer relativos a cargos internos como a consultores de agências especializadas e prestadores de serviços.
Portanto, aqui estão os 7 benefícios de acrescentar multidisciplinariedade à sua equipa de marketing com um parceiro externo especializado em MarTech:
Como gerir as parcerias de MarTech de forma inteligente
É verdade que a tecnologia está progressivamente a ativar mais dados através de AI do que as pessoas possam imaginar - prova disso são as ferramentas de inteligência artificial do HubSpot - mas também é verdade que pôr em prática uma estratégia de MarTech requer uma visão geral de Agile Marketing e um conjunto de habilidades mais técnicas.
A tecnologia pode fazer quase tudo, mas quem vai “dizer” ao software que este é o caminho e que é ali que queremos chegar? As pessoas.
Por exemplo, é bastante comum as empresas B2B beneficiarem de parcerias tecnológicas complementares devido à extensa utilização que fazem de cloud-based softwares para o desempenho das suas tarefas. Caso esteja a questionar-se, aqui estão três perguntas chave que pode fazer para antecipar a necessidade de vir a ter um parceiro MarTech:
As possibilidades tecnológicas que temos ao nosso dispor são infinitas, mas a componente humana por detrás de todas as plataformas que aliam o Marketing e a Tecnologia ainda é a principal cláusula para celebrar parcerias de sucesso. É por isso que não devemos cair no erro de colocar a tecnologia como peça central da solução, com risco de deixar o talento e a destreza humana em segundo lugar.
As empresas especializadas em consultoria de marketing digital e outros parceiros tecnológicos existem precisamente para ajudar os marketers a chegarem às melhores ferramentas e a escolherem os meios mais apropriados para verem o seu trabalho simplificado e os seus clientes mais felizes. Portanto, deve indubitavelmente existir uma base de confiança com estes parceiros (sempre que a decisão recaia para a terceirização destas competências em regime de outsourcing) e um ambiente de entreajuda que guie todo o ecossistema de MarTech na melhor direção.
Lembre-se, o sucesso de uma solução tecnológica não se pode dissociar da confiança depositada nos especialistas da matéria.