Atualmente encontramo-nos numa fase em que a otimização de sites vai para além do que se fazia habitualmente com as técnicas genéricas de SEO e desenvolvimento de websites. Para compreender como esta mudança tem acontecido (imposta pelos motores de busca), é necessário vermos pelos olhos dos potenciais clientes, que estão à procura de soluções.
Todos os métricos que podem fazer diferença no posicionamento de websites ainda têm peso atualmente, mas é necessário ir para além disso. Se não estiver familiarizado com SEO (Search Engine Optimization), a avaliação da estratégia de SEO/SEM é uma das componentes das nossas soluções de Inbound Marketing Starter e Inbound Marketing Pro.
É possível chegar à primeira página do Google, mas se ninguém compreende a sua mensagem nem toma nenhuma ação, então é como se nem existisse online.
Os internautas são muito impacientes, especialmente quando visitam um site pela primeira vez. Em média, os utilizadores só permanecem na primeira página onde aterram durante 10-20 segundos. Portanto a menos que os convença que a sua marca consegue ir ao encontro das necessidades destes, eles irão abandonar o site.
Sabe mesmo quem é a pessoa que visita o seu website e aquilo que eles estão à procura?
A maioria dos marketers e empresas podem responder a esta pergunta no sentido de que o website deles deve servir o propósito de atrair e converter novos clientes. Se lá não estiver para isso, então não está a servir o propósito que devia cumprir. É necessário por isso captar a atenção dos visitantes ao seu website, especialmente aqueles que visitam pela primeira vez (lembre-se, tem cerca de 10-20 segundos ou menos), pois são estes os mais impacientes.
Pense numa altura em que visitou um website bem concebido e agradável, mas quando tentava ler o conteúdo nele, não conseguia descortinar a mensagem que o website queria passar, ou como é que ele o(a) poderia sequer ajudar. Mesmo após ler um bocado do website, não conseguiu descobrir qual o propósito do website (ou do negócio).
Isto é, infelizmente, um problema com muitos websites. Aquele meio (website) que é suposto passar a mensagem ao consumidor de que eles devem-no contactar, comprar ou tomar algum outro tipo de ação, é o mesmo que deixa o leitor confuso, ou apático.
Se na sua empresa resolvem problemas reais às pessoas (ou a outras empresas), mas o website falha em passar essa mensagem, então os potenciais clientes nunca irão saber quão boa é a vossa empresa e como poderia ajudar o potencial cliente.
É habitual ler-se na web que "content is king" (conteúdo é rei), e é verdade que o conteúdo é importante, pois é uma das coisas que as pessoas estão à procura. Elas podem estar à procura de algum tipo de informação ou resposta a uma dor ou problema que possam estar a passar, e que o seu website possa ter a solução para isso.
Os utilizadores querem informação clara e pertinente. Se não encontrarem o que querem, eles abandonam o website.
1. Descreva claramente do que trata a empresa e mostre o valor que proporciona à sua audiência
Pode pedir ajuda a um copywriter ou a uma agência profissional com experiência comprovada no mercado. A sua empresa deve ser apresentada como a solução para o problema do consumidor ou de outras empresas, e saber transmitir bem essa mensagem.
O copywriter ou agência que trabalhará consigo irá "vender" o seu conceito com palavras que terão alto impacto junto do leitor, ao mesmo tempo que seja informativo para estes. Este conteúdo de qualidade irá ser mais importante do que todo o tipo de design elaborado ou imagens bonitas que possam haver.
2. Comunique de forma vívida porque a sua empresa é diferente da concorrência
Sem falar mal sobre as outras empresas, mostre claramente o que faz que a sua concorrência não consegue fazer. Os seus clientes irão perceber a mensagem rapidamente se a souber transmitir da melhor forma.
Uma maneira de poder demonstrar isto é através do vídeo, pois é um formato visual fácil de consumir e que pode mostrar algum tipo de prova ou demonstração para cumprir a diferença que a sua marca tem face às outras.
3. Defina expetativas realistas, mas cumpra também as suas promessas
Indique claramente as questões e problemas que tem conseguido resolver para os clientes, de preferência com estudos de caso ou testemunhos (comentários positivos) de clientes, que poderão atestar a isso.
As pessoas apoiam muito a sua decisão com base naquilo que as outras dizem, e ao ter comentários positivos dos seus clientes poderá gerar credibilidade aos olhos das pessoas. Pode juntar credibilidade acrescida, como bónus, ao pertencer a algum tipo de associação ou organização.
Lembre-se que...
As pessoas estão à procura de soluções, e o conteúdo no seu website deve-lhes proporcionar isso mesmo, as soluções para os problemas que elas estão a passar. Quando as pessoas finalmente perceberem isso, elas irão ter consigo e pedir ajuda, comprando os seus produtos e serviços. Certifique-se que a informação que tem no website é fácil de encontrar, relevante, e útil.