Otimize o Seu Website Com 3 Fatores SEO Não Tão Conhecidos
23 de Outubro de 2015Atualmente encontramo-nos numa fase em que a otimização de sites vai para além do que se fazia habitualmente com as técnicas genéricas de SEO e desenvolvimento de websites. Para compreender como esta mudança tem acontecido (imposta pelos motores de busca), é necessário vermos pelos olhos dos potenciais clientes, que estão à procura de soluções.
Todos os métricos que podem fazer diferença no posicionamento de websites ainda têm peso atualmente, mas é necessário ir para além disso. Se não estiver familiarizado com SEO (Search Engine Optimization), a avaliação da estratégia de SEO/SEM é uma das componentes das nossas soluções de Inbound Marketing Starter e Inbound Marketing Pro.
É possível chegar à primeira página do Google, mas se ninguém compreende a sua mensagem nem toma nenhuma ação, então é como se nem existisse online.
QUEM É O SEU VISITANTE/PERSONA WEB?
Os internautas são muito impacientes, especialmente quando visitam um site pela primeira vez. Em média, os utilizadores só permanecem na primeira página onde aterram durante 10-20 segundos. Portanto a menos que os convença que a sua marca consegue ir ao encontro das necessidades destes, eles irão abandonar o site.
Sabe mesmo quem é a pessoa que visita o seu website e aquilo que eles estão à procura?
QUAL O PROPÓSITO DO SEU WEBSITE?
A maioria dos marketers e empresas podem responder a esta pergunta no sentido de que o website deles deve servir o propósito de atrair e converter novos clientes. Se lá não estiver para isso, então não está a servir o propósito que devia cumprir. É necessário por isso captar a atenção dos visitantes ao seu website, especialmente aqueles que visitam pela primeira vez (lembre-se, tem cerca de 10-20 segundos ou menos), pois são estes os mais impacientes.
Pense numa altura em que visitou um website bem concebido e agradável, mas quando tentava ler o conteúdo nele, não conseguia descortinar a mensagem que o website queria passar, ou como é que ele o(a) poderia sequer ajudar. Mesmo após ler um bocado do website, não conseguiu descobrir qual o propósito do website (ou do negócio).
Isto é, infelizmente, um problema com muitos websites. Aquele meio (website) que é suposto passar a mensagem ao consumidor de que eles devem-no contactar, comprar ou tomar algum outro tipo de ação, é o mesmo que deixa o leitor confuso, ou apático.
Se na sua empresa resolvem problemas reais às pessoas (ou a outras empresas), mas o website falha em passar essa mensagem, então os potenciais clientes nunca irão saber quão boa é a vossa empresa e como poderia ajudar o potencial cliente.
É habitual ler-se na web que "content is king" (conteúdo é rei), e é verdade que o conteúdo é importante, pois é uma das coisas que as pessoas estão à procura. Elas podem estar à procura de algum tipo de informação ou resposta a uma dor ou problema que possam estar a passar, e que o seu website possa ter a solução para isso.
Os utilizadores querem informação clara e pertinente. Se não encontrarem o que querem, eles abandonam o website.
HÁ 3 FATORES QUE DEVEM OCORRER PARA PASSAR A SUA MENSAGEM COM EFICÁCIA A QUEM VISITA O SEU WEBSITE, PARA QUE ELES O(A) QUEIRAM CONTATAR, VISITAR, OU COMPRAR OS SEUS PRODUTOS OU SERVIÇOS.
1. Descreva claramente do que trata a empresa e mostre o valor que proporciona à sua audiência
Pode pedir ajuda a um copywriter ou a uma agência profissional com experiência comprovada no mercado. A sua empresa deve ser apresentada como a solução para o problema do consumidor ou de outras empresas, e saber transmitir bem essa mensagem.
O copywriter ou agência que trabalhará consigo irá "vender" o seu conceito com palavras que terão alto impacto junto do leitor, ao mesmo tempo que seja informativo para estes. Este conteúdo de qualidade irá ser mais importante do que todo o tipo de design elaborado ou imagens bonitas que possam haver.
2. Comunique de forma vívida porque a sua empresa é diferente da concorrência
Sem falar mal sobre as outras empresas, mostre claramente o que faz que a sua concorrência não consegue fazer. Os seus clientes irão perceber a mensagem rapidamente se a souber transmitir da melhor forma.
Uma maneira de poder demonstrar isto é através do vídeo, pois é um formato visual fácil de consumir e que pode mostrar algum tipo de prova ou demonstração para cumprir a diferença que a sua marca tem face às outras.
3. Defina expetativas realistas, mas cumpra também as suas promessas
Indique claramente as questões e problemas que tem conseguido resolver para os clientes, de preferência com estudos de caso ou testemunhos (comentários positivos) de clientes, que poderão atestar a isso.
As pessoas apoiam muito a sua decisão com base naquilo que as outras dizem, e ao ter comentários positivos dos seus clientes poderá gerar credibilidade aos olhos das pessoas. Pode juntar credibilidade acrescida, como bónus, ao pertencer a algum tipo de associação ou organização.
Lembre-se que...
As pessoas estão à procura de soluções, e o conteúdo no seu website deve-lhes proporcionar isso mesmo, as soluções para os problemas que elas estão a passar. Quando as pessoas finalmente perceberem isso, elas irão ter consigo e pedir ajuda, comprando os seus produtos e serviços. Certifique-se que a informação que tem no website é fácil de encontrar, relevante, e útil.
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