O Coronavírus (Covid-19) está a mudar o mundo de formas que, provavelmente, nenhum de nós alguma vez pensou testemunhar. E, além do impacto óbvio e devastador na saúde pública, esta pandemia está a afetar de forma incontornável as organizações e a atividade económica.
Tendo em conta as recomendações que foram surgindo no sentido de promovermos o distanciamento social, a primeira grande medida à qual fomos assistindo - a um nível global e por parte de organizações de todas as indústrias - foi o cancelamento ou adiamento de inúmeros eventos: feiras, conferências, exposições, etc.
Ao mesmo tempo que esta situação pode resultar em perdas de receita e de visibilidade significativas para muitas empresas, abre a oportunidade de essas empresas reforçarem a sua estratégia digital e colocarem o marketing digital no centro das suas táticas de geração de leads.
A grande vantagem do marketing digital - além de não requerer interações cara-a-cara - está relacionada com o facto de ser mensurável. Os profissionais de marketing podem ter uma visão efetiva do retorno do investimento (ROI) e de quais as estratégias e canais que geram mais e melhores leads.
Neste sentido, apresentamos de seguida quatro estratégias de marketing digital, do ponto de vista do inbound marketing, nas quais a sua empresa pode focar-se durante este período de adversidade trazido pelo Coronavírus. São elas: marketing de conteúdo; marketing nas redes sociais; e-mail marketing; webinares.
A produção de conteúdos é um elemento-chave para qualquer campanha de marketing e para manter contacto com os seus clientes e potenciais clientes. Mesmo que estes não estejam dispostos a comprar neste momento, a sua empresa pode manter a comunicação através de conteúdos relevantes que vão ao encontro das suas necessidades neste contexto de dificuldade.
Crie conteúdos educativos que ajudem o seu target a resolver os seus problemas mais prementes. Mas lembre-se que tem a responsabilidade acrescida de ser altamente consciente em relação ao tipo de conteúdo que partilha numa altura como a que vivemos.
Com as pessoas a passarem cada vez mais tempo online, à procura de conteúdos relevantes que as mantenham ocupadas neste período de isolamento social, as redes sociais assumem-se como um canal privilegiado de interação para as marcas.
Partilhe case studies, white papers, tire partido do vídeo e, especialmente, dos live streams. Crie uma estratégia de comunicação que mantenha os seus seguidores envolvidos com a sua empresa e transmita, mais do que nunca, a ideia de comunidade e de proximidade.
Apesar de muitas especulações sobre a morte do email marketing, não se deixe enganar: esta continua a ser a estratégia de marketing digital mais efetiva. E pode assumir uma importância acrescida no contexto que vivemos. Numa crise como esta, o silêncio é a pior resposta possível. E se a sua marca não tiver a iniciativa de abordar temas importantes, outras irão fazê-lo e a conversação irá continuar sem o seu contributo.
Por essa razão, forme um grupo de trabalho de comunicação de crise e desenvolva campanhas de email marketing pertinentes e envolventes.
O facto de muitos eventos terem sido cancelados ou adiados devido à pandemia da Covid-19 significa, para muitas empresas, a perda de um canal importante de geração de novas leads. Ainda assim, existem alternativas: a realização de webinares, por exemplo, pode ser uma forma inovadora e eficiente de substituir eventos presenciais e de impactar potenciais clientes.
O webinar é considerado por muitos profissionais como uma tática especialmente efetiva no segmento B2B e traz consigo inúmeras vantagens: redução de custos (com espaço e logística, por exemplo); aumento potencial do número de participantes (qualquer pessoa ligada à Internet pode, em teoria, participar sem constrangimentos de orçamento ou localização geográfica); impacto nas leads ao longo do tempo (os conteúdos criados para o webinar e os dados recolhidos sobre os participantes permitem continuar a impactar as leads após o evento).
Ao mesmo tempo que aposta na implementação destas estratégias, pode aproveitar este período de crise para investir num conhecimento mais profundo e numa utilização mais efetiva da tecnologia. Plataformas como o HubSpot, por exemplo, oferecerem inúmeras possibilidades que são, muitas vezes, desconhecidas ou subaproveitadas pelos seus utilizadores. Esta é uma boa altura para descobrir como é que pode desenvolver campanhas mais inovadoras e disruptivas para os seus clientes e como é que a tecnologia pode suportá-las.
Ainda que o Coronavírus esteja a ter um impacto significativo na economia e na atividade das empresas, estas continuam a ter algumas alternativas para enfrentarem a situação. Ao focarem-se no digital - e em estratégias de inbound marketing - irão conseguir manter, dentro do possível, a normalidade e gerar valor para os seus clientes de uma forma completamente nova.
A nossa esperança é de que esta crise termine o mais rapidamente possível. Enquanto isso não acontece, apostar nos canais digitais irá minimizar os efeitos negativos. Não hesite em contactar-nos caso pretenda ajuda com alguma destas estratégias!