Estar presente nos primeiros resultados de pesquisa nos motores de busca (como o Google), é importante para que o seu negócio possa ser encontrado online. Para isso há que trabalhar SEO (Search Engine Optimization) e keywords (palavras-chave).
Preparámos 7 passos de leitura rápida para que possa desde já começar a trabalhar as páginas do seu website, para melhorar a sua localização nos resultados dos motores de busca.
As keywords são um dos elementos mais importantes de SEO. Comece por listar palavras-chave que estão relacionadas com o negócio. Para cada página que está a criar, determine as mais relevantes. Escreva uma frase ou texto em que a(s) palavra-chave(s) que escolheu esteja(m) presente(s).
O título da página é uma das formas mais importantes para o Google (ou outros motores de pesquisa) saber o tema ou assunto do conteúdo da página. Pelo que é crucial que inclua keywords no título. O título da página deve ser curto.
É no endereço da página que os motores de pesquisa também determinam sobre o que é o conteúdo da página. Insira a(s) keyword(s) no URL para reforçar perante o motor de busca o assunto do conteúdo.
A metadata, e consideramos nomeadamente a descrição da página, apesar de não ser hoje tão relevante como era anteriormente, continua a ser importante para que situemos o utilizador sobre o que é a nossa página. Uma boa descrição, que não deve ser muito extensa, pode ditar a diferença entre um utilizador escolher consultar o nosso conteúdo, ou outro da concorrência. Use palavras-chave relevantes na descrição da página.
Os motores de busca dão importância aos títulos H1 (e aos restantes H2, H3 …), por norma frases destacadas a negrito e em dimensão, que sobressaem do resto do texto, para contextualizar e agrupar conteúdo por tópicos. Dê a devida importância a estes títulos, e inclua palavras-chave relevantes.
Ao longo do conteúdo escrito, insira também palavras-chave para que os motores de pesquisa possam indexar essa informação. A repetição da palavra-chave pode ser importante, mas faça-o de uma forma contextualizada, para que a leitura do conteúdo seja feita de forma natural. O excesso de repetição das keywords pode tornar o texto demasiado forçado, o que irá repelir os leitores.
Seja natural, escreva para as pessoas e não para os motores de busca.
Os motores de busca podem demorar algum tempo a indexar o conteúdo, pelo que de tempo a tempo pesquise pelas palavras-chave que escolheu e acompanhe os resultados.
Links de qualidade para o seu website, significa para o Google que o conteúdo das suas páginas são importantes. Que o seu conteúdo é, por assim dizer, recomendado para consulta. Pelo que conseguir número e qualidade de links que encaminham os utilizadores para o conteúdo que criou, vai aumentar o ranking das suas páginas.
O Page Rank é uma das formas do Google classificar por importância as páginas de websites. Um melhor Page Rank, significa que tem mais possibilidades de surgir nos primeiros resultados de pesquisa.
Pode simplesmente acontecer que estejamos a fazer algo de errado para o Google não reconhecer o mérito das nossas páginas, e não apresentar os nossos conteúdos nos resultados de pesquisa. Há algumas práticas que devemos evitar, que podem limitar o nosso sucesso perante os motores de busca. A Hubspot sumarizou alguns dos problemas comuns aqui.
Pode utilizar ferramentas gratuitas para fazer uma avaliação do seu website, e saber o que pode fazer para melhorar. Experimente o Website Grader.