A tecnologia desempenha um papel cada vez mais preponderante no seio do marketing. Neste contexto, as chamadas MarTech têm vindo a ganhar importância e assumem-se como um elemento crucial para as empresas alavancarem os seus esforços de marketing digital e ganharem vantagem competitiva.
MarTech é um termo abreviado que resulta da junção de duas palavras: Marketing e Technology (Tecnologia). É usado para descrever o conjunto de tecnologias utilizadas pelas empresas para atingirem os seus objetivos de marketing.
Diz respeito à variedade de software usado para executar campanhas de marketing, desde a geração de leads até à satisfação dos clientes. Na prática, estas ferramentas podem servir para CRM (gestão da relação com os clientes), publicidade online, criação e gestão de eventos, content marketing, gestão de redes sociais, email marketing, marketing automation, análise de dados, entre muitos outros casos.
Na sua generalidade, as MarTech trazem consigo vários benefícios, relacionados com a rentabilização de recursos e de tempo, com todas as possibilidades de monitorização e análise de dados e, em última instância, com um maior retorno do investimento (ROI).
Mas vamos ver, em detalhe, as principais vantagens de apostar na utilização de MarTech.
As tecnologias de marketing são um investimento, muitas vezes significativo para as empresas, mas podem acrescentar muito valor e ter um impacto profundo nos resultados obtidos. Eis algumas razões pelas quais as MarTech são uma mais-valia:
• Rentabilização de recursos e produtividade: a automatização de processos permite que os profissionais de marketing façam mais tarefas e mais rapidamente, podendo focar-se em tarefas de alto valor em detrimento de atividades rotineiras.
• Comunicação interna e alinhamento de equipas: a tecnologia também contribui para uma maior transparência dentro das equipas de marketing, na medida em que permite dar visibilidade sobre os projetos em curso, os objetivos e o estado dos mesmos.
• Poder da informação: as tecnologias possibilitam o armazenamento de um conjunto de informações demográficas e histórico comportamental que enriquecem a relação das empresas com os seus clientes e leads, através da segmentação e personalização da oferta. A capacidade de as MarTech agregarem e analisarem informação é um elemento-chave.
• Produção de conteúdo relevante: todos esses insights e dados representam uma janela de oportunidade para a criação de conteúdos tendencialmente mais valiosos, mais otimizados e personalizados, melhorando a interação e a experiência do cliente.
• Diferenciação e disrupção: dependendo das tecnologias escolhidas, existem ferramentas específicas que lhe permitem ser altamente disruptivo e realizar campanhas de marketing diferenciadoras.
Pode ser o caso de funcionalidades como os adaptive testings (permite testar até cinco variações de uma página com recurso a machine learning), o progressive profilling (permite ajustar automaticamente o tamanho de formulários se já tivermos informações do visitante) ou o smart content (permite adaptar o conteúdo de uma página ou um email consoante a informação personalizada que já possuímos do visitante), que estão disponíveis na HubSpot, uma das plataformas de marketing automation mais usadas a nível mundial.
Em suma, prevê-se que o investimento em tecnologias de marketing assuma uma importância cada vez maior, à medida que a relação dos consumidores com as marcas se vai tornando cada vez mais exigente e desafiante.
Com isto em mente, as equipas de marketing devem procurar incorporar na sua operação um conjunto de soluções tecnológicas que exponenciem a eficiência das suas campanhas e o crescimento dos seus negócios.
Quer saber quais as MarTech mais adequadas ao seu negócio? Teremos todo o gosto em ajudá-lo.
Conteúdo publicado originalmente em junho de 2021.