O impacto do ChatGPT no Inbound Marketing tem dado que falar, especialmente quando se trata de melhorar a geração de leads através da criação automática de conteúdo - não é por acaso que o ChatGPT se tornou a aplicação com o crescimento de utilizadores mais rápido de sempre. Para referência, o Facebook e o Instagram levaram dez meses e dois anos e meio, respetivamente, para estarem no mesmo pé de igualdade. Portanto, é perfeitamente normal querermos capitalizar ao máximo o potencial do ChatGPT. Hoje, vamos mostrar-lhe como rentabilizar esta aplicação em prol da geração de leads.
Contra todas as probabilidades, o ChatGPT é perfeitamente capaz de compreender e responder a questões submetidas por humanos. Desta forma, pode ajudar as empresas a entregar uma experiência personalizada às leads de Inbound Marketing, aumentando as hipóteses de as converter em oportunidades de negócio reais.
Pode ser difícil escalar as interações digitais, especialmente para empresas de pequena dimensão com recursos limitados. Com a ajuda da Inteligência Artificial (IA), as organizações podem agora alcançar uma audiência mais abrangente e estabelecer conexões com milhares de leads em simultâneo, ao mesmo tempo que rentabilizam recursos. Imagine um chatbot a trabalhar a geração de leads do seu negócio, 24 horas por dia, 7 dias por semana, nas páginas mais valiosas do seu website.
O ChatGPT também pode ajudar as empresas a atrair leads de qualidade e mais suscetíveis a efetivar uma compra. Por exemplo, através de um assistente virtual que questiona potenciais clientes sobre as suas necessidades e condicionantes. A recolha efetiva destes dados pode ser utilizada para determinar quais têm maior propensão a comprar, permitindo aos representantes de vendas concentrarem os seus esforços nas oportunidades de negócio mais valiosas.
Tais como responder a perguntas frequentes, agendar lembretes ou reuniões, responder a e-mails e ativar notificações de vendas (o HubSpot e as suas ferramentas de Inteligência Artificial já são prova disso). As ferramentas de IA não só poupam tempo às empresas, como demonstram aumentos de eficiência operacional, o que permite às equipas de crescimento concentrarem-se em tarefas que realmente requerem a vertente humana, como fechar negócios.
Já ouviu falar de encaminhamento de tickets de suporte através de IA? A Conversational UI e os chatbots, que tipicamente fazem uso de NPL (Natural Language Processing), permitem às equipas de Customer Success melhorar a experiência do cliente numa primeira fase de triagem de pedidos de suporte, ao mesmo tempo que potenciam o nível global de produtividade.
Relativamente à versão paga do ChatGPT - O ChatGPT Plus - é garantido o acesso prioritário a novas funcionalidades e atualizações (incluindo o acesso antecipado ao modelo GPT-4), o acesso ininterrupto durante períodos com maior afluência de utilizadores, e ainda tempos de resposta mais rápidos.
O ChatGPT desencadeou de facto uma revolução, mas os potenciais benefícios da IA para o Inbound Marketing (como para outras áreas) ainda não são totalmente compreendidos. Enquanto que os defensores da IA argumentam que o marketing automation não vai substituir os recursos humanos, em vez disso vai criar mais empregos e oportunidades, há outro lado da moeda que parece não concordar. Fique atento aos próximos artigos sobre o tópico.