Marketing digital como fator de crescimento do negócio
6 de Outubro de 2020O marketing digital é, na atualidade, um elemento essencial em qualquer negócio. A sua empresa pode não estar no online, mas o mais certo é que o seu público-alvo esteja: a pesquisar informações sobre o seu produto ou serviço; a procurar soluções de empresas que possam satisfazer as suas necessidades. Por essa razão, qualquer que seja o seu setor de atividade, é imperativo atingir e envolver os potenciais clientes nos canais digitais nos quais eles se encontram.
Os níveis de utilização da internet crescem de ano para ano e as empresas têm de saber posicionar-se nesta realidade e saber tirar partido dela. Ou, caso contrário, correm o risco de ficar para trás em relação aos seus concorrentes.
É por isso que uma presença online sólida, e o marketing digital em particular, constituem uma oportunidade única de competir, crescer e ser bem-sucedido.
Como é que o marketing digital contribui para o crescimento do negócio?
1. Expansão do alcance no mercado
As ações de marketing digital - quer sejam um website, redes sociais, email marketing ou qualquer outra tática - permitem às empresas comunicarem com uma audiência potencialmente global. Nenhuma outra ferramenta de marketing offline tem este alcance.
Com um plano de marketing digital é possível expandir o seu negócio a novas áreas e localizações sem qualquer barreira física, além de também tornar o negócio mais flexível e acessível a qualquer pessoa interessada.
2. Consolidação da marca
A presença digital de um negócio ajuda a consolidar a marca no sentido em que contribui para a sua notoriedade e reputação. Ao encontrarem a sua empresa online, os consumidores desenvolvem maior confiança em relação a ela e isso faz com que consiga construir relações mais sólidas e relevantes com os clientes (potenciais e atuais).
Quer o seu negócio seja local ou global, de pequena ou grande dimensão, ele irá beneficiar da visibilidade do digital para criar uma marca forte e confiável.
3. Reforço do custo-benefício
A maioria das empresas não dispõe de recursos para investir em canais de marketing tipicamente dispendiosos como televisão ou a rádio, por exemplo. Neste contexto, o marketing digital assume uma importância crucial pois permite alcançar uma audiência alargada a um custo mais baixo.
Os canais digitais constituem um meio mais eficiente e mais rentável de comunicar com um ou mais públicos-alvo.
4. Aumento das receitas
Uma estratégia de marketing digital eficaz resulta em taxas de conversão mais elevadas e, consequentemente, em receitas mais altas. Comparando com outros canais de marketing mais tradicionais, o digital gera um revenue superior para as empresas (quase 3 vezes mais elevado, segundo o Google).
5. Visibilidade do retorno do investimento (ROI)
Todas as ações de marketing levadas a cabo em canais digitais são muito mais fáceis de monitorizar e analisar do que outras desenvolvidas em meios tradicionais. Uma das grandes armas que o digital coloca ao serviço dos profissionais de marketing relaciona-se com a importância dos dados e com a capacidade de tomar decisões com base em insights reais e concretos.
Assim, é muito mais fácil medir o impacto das ações realizadas junto de um determinado público e, desse modo, provar o ROI.
Concluindo, parece não existir qualquer dúvida de que o marketing digital é um fator que potencia o crescimento das empresas. Independentemente do tipo de negócio, da sua maturidade ou do mercado no qual atua, desenvolver uma estratégia sólida de marketing digital irá contribuir para o seu sucesso.
Quer saber como é que o marketing digital, e a metodologia inbound, podem contribuir para o seu negócio? Não hesite em contactar-nos.
Conteúdo publicado originalmente em outubro de 2020.
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