Se quer revolucionar o ranking das suas páginas nos motores de busca e gerar mais tráfego para o seu conteúdo, o melhor é apostar numa estratégia de link building!
Para que o seu conteúdo seja considerado relevante para os motores de busca, é fundamental que seja creditado pelo máximo de pessoas possível. Só desta forma é que os motores de busca vão conseguir identificar o seu conteúdo como relevante num determinado tópico.
Em termos práticos, isto acontece quando um artigo faz uma referência a um conteúdo seu, e o identifica através de uma hiperligação. Estas ligações ao seu conteúdo, em termos de SEO (Search Engine Optimization), são denominadas de backlinks.
A YouLead reuniu 5 técnicas que o podem ajudar a gerar backlinks:
É talvez a técnica de link building mais conhecida e usada em SEO. Como o nome indica, esta técnica passa por publicar artigos em blogs de outras organizações ou empresas, como convidado.
A melhor forma de propor esta parceria é através da troca de conhecimentos e de apoio mutúo. Utilize as suas capacidades para criar valor junto do seu potencial parceiro, sem pedir nada em troca. Em pouco tempo passará a ser uma referência e poderá hiperligar para o seu próprio blog os artigos que escreve para o seu parceiro.
Não se foque em escrever com o mero objetivo de inserir uma hiperligação para o seu blog, lembre-se que o artigo em si deve ter um objetivo e um target específico. Caso contrário, reduzirá as hipóteses deste ser relevante e essa hiperligação terá pouca autoridade para o motor de busca.
Ter uma estratégia de Topic Clusters bem delineada é "meio caminho andado" para conseguir dar destaque aos seus conteúdos. E isto faz-se através da associação de links internos entre o "cluster" e a sua "pillar page".
Em primeiro lugar é necessário definir um tema geral para a sua pillar page. Em seguida defina todos os temas que explicam esse tema, os clusters, e faça a ligação entre estes e a pilar page. Os próprios clusters podem estar interligados por links internos. Assim, irá construir uma rede de conteúdo que ajuda a sustentar o assunto como um todo.
Com essa estrutura, poderá demonstrar perante o motor de busca que o seu conteúdo é relevante naquele tópico ao ser mais completo e bem estruturado.
Produzir conteúdos de qualidade, e de forma assídua, traz benefícios a longo prazo para a autoridade do domínio das suas páginas. Afinal, a qualidade dos seus artigos e a popularidade que estes conquistarem farão de si um especialista de referência em determinados tópicos.
Não é fácil chegar a este ponto, mas essa posição levará a que pessoas mencionem os seus artigos como forma de aumentarem a sua credibilidade, gerando backlinks para as suas publicações de forma orgânica (e gratuita!).
Conteúdos como infografias ou eBooks são ótimos para gerar backlinks!
Sim, os links partilhados nas redes sociais como o Facebook ou o Twitter contam como qualquer outro um link! Assim sendo, a relevância que o seu artigo conseguir obter nas redes sociais, também irá beneficiar o seu ranking no motor de busca.
É verdade que os links em redes sociais podem não ter um impacto direto tão relevante, mas o impacto indireto pode ser bastante elevado. Por isso, sempre que criar um conteúdo relevante e isso gerar centenas ou milhares de interações, vai estar a aumentar a relevância da sua página para os motores de busca.
Além disso, as redes sociais fazem com que a bounce rate diminua e, consequentemente, ajudam a ganhar autoridade para o tópico em questão.
Sempre que lançar um novo produto, organizar algum evento, ou alcançar alguma distinção, faça essa informação circular em vários meios de comunicação social. Em termos de link building é importante que esses artigos façam menções a páginas específicas do seu website ou blog, para que todo o alarido gere tráfego orgânico!
As partilhas e visitas conseguidas através deste método irão gerar um buzz muito positivo, o que aumentará as hipóteses das suas páginas conseguirem maior relevância perante o motor de busca.
Lembre-se! ⚠️
Uma boa estratégia de backlinks passa, indubitavelmente, pela sua capacidade de criar conteúdos relevantes. Pode até ter uma boa lista de contactos com abertura a referenciá-lo nos seus canais, mas isso só acontecerá (a longo prazo) se os seus conteúdos tiverem qualidade.