Já deve ter reparado - estamos a viver o fenómeno do ChatGPT. O LinkedIn não fala de outra coisa e os líderes de marketing estão desertos de compreender o seu impacto no universo corporativo. Será que as ferramentas de Inteligência Artificial (IA) já estão aptas a revolucionar permanentemente o mundo do marketing? Como podem os benefícios deste chatbot viral ajudar a rentabilizar os softwares de Marketing Automation? Quais são as principais precauções a ter na utilização de tecnologia potenciada por IA? Sendo estas apenas algumas das questões mais quentes, hoje propomo-nos a desmistificar algumas delas.
🚀 Tudo o que precisa de saber sobre o ChatGPT-3
O que significa GPT?
O termo GPT vem de Generative Pre-Train Transformer. Trata-se de um modelo de linguagem autorregressivo que utiliza técnicas de aprendizagem profunda para reproduzir texto semelhante ao que é partilhado numa conversa escrita com outro ser humano.
O que é o ChatGPT?
O ChatGPT é uma variação do modelo GPT desenvolvido pela OpenAI, uma startup de desenvolvimento de ferramentas de IA investida pela Microsoft, especificamente desenvolvida para capitalizar a potencialidade da IA em ambientes de conversação, através de chatbots e assistentes virtuais.
Porque é que o ChatGPT tem dado que falar?
Em primeiro lugar, porque o ChatGPT representa uma melhoria significativa em relação aos sistemas tradicionais de chatbots “rule-based” que, na maioria das vezes, não conseguem alcançar as nuances da linguagem humana. A chegada do ChatGPT trouxe consigo a possibilidade de experimentar conversas mais naturais, fluídas e contextualmente relevantes.
Depois, porque há muitos colaboradores a questionarem-se sobre como aplicar a sua versatilidade às suas agendas de tarefas diárias - sendo a automatização das operações de suporte e experiência do cliente, a criação de conteúdos de marketing e o desenvolvimento de software as que têm sido alvo de maior popularidade.
🚀 5 Benefícios do ChatGPT para os Inbound Marketers
O ChatGPT pode ser utilizado para reproduzir caracteres de conteúdo de qualidade, relevante e personalizado, mais rapidamente do que qualquer mente criativa. E, de facto, esse nível de eficiência faz dele um poderoso aliado para quem trabalha em Inbound Marketing. Os tópicos que se seguem explicam-lhe o porquê.
🚀 6 Formas do Inbound Marketing Tirar Partido do ChatGPT
🚨 5 dicas para não usar indevidamente o ChatGPT
Resumidamente, o ChatGPT-3 só é capaz de fornecer informações baseadas naquilo que aprendeu e para o qual foi instruído. Por esta altura, é importante ter os pés bem assentes na Terra e recordar que ainda existem erros básicos e inadvertências que o impedem de ser utilizado como uma ferramenta de tomada de decisão. Pode, no entanto, ser um excelente recurso de rentabilização de tempo com potencialidade para melhorar a produtividade do marketing e das vendas (SMarketing).