Hoje em dia já praticamente todos os negócios passaram a ter uma vertente online. Ter um website para dar a conhecer a sua empresa ou o seu negócio já é algo bastante comum, mas será que basta ter um site para tirar partido de todo o potencial que este canal tem para oferecer?
A resposta a esta pergunta é simples - Não!
Num mercado cada vez mais competitivo o online também segue esta tendência e ter um website não significa aumentar o volume do seu negócio por si só. É preciso saber o que fazer para que o seu site se torne relevante de modo a ter um impacto significativo sobre as visitas do seu site.
Para isto ser possível existem diversos aspetos técnicos a ter em conta que são essenciais em qualquer site, sendo um dos mais importantes garantir que este está acessível nos múltiplos tamanhos de ecrãs que existem, quer sejam estes, monitores de computador, smartphones ou tablets.
Um site responsivo, ou flexível, é a capacidade que este tem de se adaptar automaticamente a todos estes dispositivos com vários tamanhos de ecrãs. Isto permite mostrar a mesma informação ou parte desta, adaptada ao dispositivo em que está a ser lido.
Isto é bastante interessante, pegando num pequeno exemplo, imagine que alguém tenta aceder ao seu website através do telemóvel enquanto toma um café em 5 minutos. Muito provavelmente este tipo de utilizador não terá a mesma pré-disposição para ler toda a informação como se estivesse em casa no seu computador. Desta forma usando um site responsivo e técnicas de conteúdo adaptado ao tipo de dispositivo que interpreta o seu site, seria mostrada uma versão mais resumida em termos de informação de modo a garantir que o mesmo está adequado a estas circunstâncias e, ao mesmo tempo que o design em termos de layout seria também adaptado de modo a tornar a leitura mais confortável, por exemplo, alterando o tamanho de letra e imagens e a hierarquia da informação, ou até mesmo escondendo algum conteúdo.
O designer de usabilidade e interacção terá de ter em consideração todos estes aspectos quando planear o layout do seu site e este é sem dúvida um aspecto muito importante visto que estatisticamente, em média, 30% a 40% dos acessos são efetuados através de dispositivos móveis.
Após a fase de atração e conversão de visitantes no seu website, é importante qualificar as suas leads e priorizá-las para conseguir mais oportunidades de negócio. Veja o webinar "Como Qualificar e Priorizar as suas Leads" e saiba como identificar, de forma automatica e sem esforço, novas oportunidades de negócio através de lead scoring: