Existe ainda algum desconhecimento e confusão relativamente a termos como: inteligência artificial, machine learning e deep learning.
Para ajudar neste processo de desmistificação, do que na realidade é e como pode ajudar as empresas a melhorarem as suas ações de marketing, vendas e até customer service, neste artigo iremos abordar o tema da inteligência artificial.
A inteligência artificial (IA) é a capacidade de um programa, controlado por um computador, realizar tarefas, aprender e resolver problemas de forma inteligente. Esta tecnologia é baseada no princípio de simulação do raciocínio humano e pode ser aplicada a diversos setores de atividade para melhorar várias áreas do negócio.
Mas, em termos práticos, o que significa inteligência artificial no contexto empresarial?
Para dar resposta a esta questão vamos focar-nos em duas áreas que consideramos fundamentais a qualquer área de negócio: o marketing e as vendas. Usando, claro, o exemplo específico do HubSpot.
Os chatbots “tradicionais” que recorrem a uma árvore de decisão fechada já são amplamente usados no mercado. Contudo, se a sua aplicação não for devidamente pensada, pode criar desconforto no utilizador por não conseguir ver as suas questões respondidas.
A solução? Chatbots com AI e machine learning. Poderá ter algumas dúvidas sobre o benefício e se realmente têm a capacidade de ajudar os seus clientes, mas tenha em conta o seguinte: os consumidores atualmente já se sentem à vontade para requisitar um Uber através da Alexa ou para confiarem a sua agenda profissional à Siri. Por isso, não é um conceito completamente desconhecido para os consumidores.
Para os gestores de marketing não é novidade que a criação de experiências personalizadas converte. Através do machine learning é possível personalizar não só as experiências como também a comunicação que temos com os diferentes perfis de consumidor. Um exemplo desta personalização é o caso da Netflix. Esta plataforma recomenda conteúdo com base na interação e no histórico do consumidor.
O sucesso das marcas passará cada vez mais, não pela segmentação da comunicação, mas sim pela personalização da experiência do utilizador (produtos, serviços e anúncios) baseada nos interesses pessoais de cada um dos consumidores.
A tecnologia aplicada aos negócios serve para ajudar a concretizar tarefas de forma mais rápida, eficaz e menos dispendiosa. Através do machine learning, a inteligência artificial ajuda as empresas a automatizarem tarefas, agilizando processos e fazendo, assim, com que os resultados sejam agilizados. Os chatbots exemplificam-no na perfeição uma vez que, para além de eliminarem erros humanos, otimizam o processo de conversão de leads.
A essência da inteligência artificial é a sua capacidade de detetar padrões comportamentais através da interpretação de dados. A complexidade destes padrões faria com que qualquer humano levasse dias a identificá-los. Esta aprimorização da análise de dados, possível com o machine e deep learning, permite prever outros padrões e, até, situações futuras.
Um dos pilares que sustenta a transformação digital nos negócios é a forma como estes se relacionam com os seus clientes. A inteligência artificial, tal como referimos acima, atua nesse mesmo sentido.
Recorrendo à inteligência artificial, não só é possível aumentar a taxa de fidelização de clientes, como apoiar as marcas na otimização dos seus esforços de marketing, a fim de atrair novos clientes.
Embora se continue a pensar que a inteligência artificial é algo que está longe da realidade das empresas em Portugal, a verdade é que cada vez mais está integrada no nosso dia a dia. E ferramentas como a HubSpot abrem essa possibilidade de uma forma simples e consistente.
Para entrar neste mundo da IA pode começar com pequenos passos. Algo que também torna a vida dos marketers mais fácil são as plataformas de marketing automation.