O email marketing é uma forma incrivelmente eficaz de chegar a atuais e potenciais clientes, mas ao mesmo tempo pode ser complicado fazer com que a sua mensagem seja de todo recebida.
Uma das melhores formas de fazer com que os seus emails de marketing sejam abertos é ao escrever bons assuntos (títulos) de email, que é o que iremos cobrir neste artigo.
É importante ter em conta que certas palavras que escreve nos seus emails de marketing podem desencadear os mecanismos de filtro de email dos ISP (fornecedores de internet), o que significa que os seus recipientes poderão nunca vir a recebê-los. A pior palavra a usar é "grátis", mas existem outras.
Isto não implica que nunca se possa usar esta palavra (ou derivativos, como "gratuito", entre outras), apenas se deve usar este tipo de palavras de forma moderada para que os ISPs não nos considerem spammers.
Além dessa, existem outras palavras que podem fazer com que os leitores apaguem os emails imediatamente, porque partem do princípio (apesar de poder não ser esse o seu objetivo) que são emails de publicidade pura. Estas são palavras de vendas, tais como "compre já", "desconto", "promoção", "leve 2 pague 1", entre outras. Mais uma vez, isto não significa que estes termos não possam ser usados, mas devemos usar tato e restrição a usá-las.
Sabendo assim que palavras deve evitar, podemos começar por criar um assunto de email que faz com que os seus emails sejam lidos. Não existe uma fórmula mágica para isto (porque cada caso é um caso), mas eis algumas dicas a ter em conta.
Faça testes A/B (uma funcionalidade incluída nos nossos serviços de email marketing) de forma a experimentar estas abordagens diferentes e chegar à conclusão quais aquelas que estão a ter um melhor desempenho. Faça testes e deixe-os correr durante alguns dias, com uma amostra significativa de pessoas, para chegar a conclusões fiáveis.
Experimente reenviar um email para aqueles que não o abriram pela primeira vez, mas desta vez use um assunto de email diferente. Faça assim: alguns dias depois do seu primeiro email ter sido enviado, veja as suas estatísticas e descarregue um relatório de todos aqueles que não abriram o seu email inicial. Use então um assunto de email diferente e envie para esse grupo. Provavelmente irá conseguir com que mais pessoas abram os seus emails (que não abriram inicialmente).
Estas são algumas das várias estratégias que pode usar nos seus assuntos para que os seus emails sejam lidos. Na YouLead ajudamos a implementar uma estratégia de Email Marketing, melhorar as suas campanhas de Lead Generation (angariação de leads) ou mesmo de Lead Nurturing (envolvimento com clientes).