Boas campanhas de Adwords significam mais leads qualificadas e mais clientes. O investimento em PPC (Pay-per-click) tem retorno, desde que haja bom planeamento e execução. Caso contrário, uma campanha mal gerida pode não compensar, visto que paga por cada clique no anúncio. Para que isso não aconteça, preparámos algumas dicas para melhorar a gestão e resultados de campanhas de paid search.
Tenha um objetivo claro e definido
Tenha em consideração que o anúncio deve ter um propósito específico. Que o objetivo do clique no anúncio pelo utilizador é traduzido na forma de um preenchimento de um formulário que pode ser o pedido de uma demo, um download de um eBook, uma compra, ou outro objetivo que seja considerado.
Os anúncios são os meios para um fim. Defina esse objetivo, e crie uma campanha adwords que possa corresponder a esse objetivo, através do copy e palavras-chave utilizadas.
Audiência e palavras-chave
Defina e conheça as buyer personas do seu negócio. Tenha o perfil da audiência em mente para escolher as palavras-chave certas e utilizar um copy relevante e com o qual as suas buyer personas se identifiquem. Conheça os pain points das pessoas que tem como clientes, aquilo que as vai fazer clicar no anúncio.
Ponha-se no lugar de um cliente. O que o faria clicar num anúncio do produto ou serviço que está a vender? O preço mais baixo? O excelente serviço pós-venda? A qualidade do produto ou serviço? A eficácia e rapidez na prestação de serviços? Foque a mensagem do copy naquilo que são as mais-valias do seu negócio.
Dica extra: muitas vezes as pessoas fazem a sua pesquisa baseada nos desafios que têm, especialmente nas fases iniciais de procura em que ainda não sabem bem que solução ou soluções podem existir no mercado. Por exemplo: "Como melhorar a qualidade das minhas leads" em vez de "agências de inbound marketing em lisboa"
Anúncios e Landing Pages
Manter a consistência entre os anúncios, palavras-chave, copy e landing pages, é determinante. O Google analisa a correspondência dos conteúdos nos anúncios e landing pages, assegurando que o utilizador que clica no anúncio, vai ver uma landing page que corresponde às expectativas do copy do anúncio.
É, por isso, importante assegurar a consistência das mensagens entre os anúncios e landing pages. Não somente por questões técnicas, mas principalmente para criar relevância para o visitante do website, que vai querer encontrar aquilo que procura, e que viu no anúncio Adwords.
O intuito de uma campanha de paid search (Google, Bing) não é somente incentivar os cliques, é conseguir a conversão de cada clique com landing pages bem pensadas e delineadas.
Assim, se o seu anúncio não corresponder à sua oferta na landing page, arrisca-se a pagar muitos cliques que depois não geram leads.
Utilizar Calls-to-Action (CTA)
Para mais cliques e mais conversões, os CTAs são palavras que influenciam o leitor do anúncio a agir. É necessário incentivar o utilizador a alguma ação na apresentação do anúncio. Expressões como “Compre já”, “Encomende agora”, “Ligue hoje”, “Subscreva”, “Peça um orçamento”, "Faça download" vão sugerir ao leitor do anúncio o próximo passo, seja encomendar um produto, subscrever a assinatura de uma revista, ou pedir um orçamento para um serviço.
Otimizar palavras-chave negativas
Definir palavras-chave negativas para os seus anúncios ajuda a uma melhor segmentação. Permitem que exista relevância e foco para as pesquisas dos utilizadores, para que não desperdice cliques nas suas campanhas, e os custos inerentes aos mesmos.
Uma palavra-chave negativa, impede que o anúncio seja apresentado a pesquisas feitas por essa palavra-chave. Por exemplo. Consideremos que é um vendedor de equipamentos de “Ar condicionado”. Se incluir “portátil” como palavra-chave negativa, porque não vende equipamentos de “Ar condicionado portátil”, os seus anúncios não serão apresentados nas pesquisas que sejam feitas com a palavra-chave “portátil” na pesquisa.
Esta ação é especialmente importante se as suas palavras-chave são relevantes para diferentes indústrias ou se pretende utilizar uma palavra-chave de uma forma específica que possa não ser a mais usual ou que tenha uma conotação diferente para particulares e para empresas.
Apostar em mobile e geolocalização
Anunciar em dispositivos móveis, dependendo da indústria e mercado, pode ser bastante rentável, principalmente para os anunciantes locais. Se um utilizador se encontra em determinado lugar para comprar determinado produto, pesquisa no smartphone e encontra o anúncio da sua loja, vai ser fácil optar por si. Pode ser uma aposta muito bem ganha.
Remarketing
Uma das formas mais eficazes de reconquistar a oportunidade de vender. O Google Adwords permite apresentar anúncios de forma personalizada, baseado na landing page que um utilizador visitou. Mesmo que não tenha concretizado a compra, um anúncio sobre esse mesmo produto ou serviço, vai ser novamente apresentado na rede do Google. Ideal para relembrar o utilizador e incentivar a compra.
Já lhe aconteceu pesquisar por uma viagem a uma determinada cidade e depois encontrar sugestões para essa cidade noutros websites que visita de seguida? Isto é remarketing.
Veja como potenciar as suas landing pages para gerar mais conversão no vídeo "Boas Práticas para criar landing pages":