Criar uma publicação e partilhá-la em todas as redes sociais com a mesma forma e conteúdo, pode ser a forma mais fácil, mas menos eficiente. Para tirar o melhor partido das redes sociais, crie conteúdo à medida, ajustado e adaptado às características de cada rede social. Preparámos algumas dicas que ajudam nesse desafio.
Conhecer bem a nossa audiência é determinante para conseguir escrever e criar conteúdos com impacto. Definir e ter presente as buyer personas no momento da criação de conteúdos, deve ser sempre o primeiro passo para conseguir ser relevante. Tenha também em consideração o perfil dos utilizadores das redes sociais em que está presente.
Qual o propósito da publicação? Informar? Entreter? Incentivar à ação? Educar a audiência? A forma como escrevemos e as palavras que usamos, estão dependentes do objetivo da publicação.
Uma publicação numa rede social compete com dezenas de publicações que são vistas pela nossa audiência, pelo que temos de ser certeiros na mensagem que queremos comunicar. Para que a leitura seja fácil e clara, e para que comuniquemos uma mensagem de forma imediata, devemos ser concisos e breves nas palavras.
As publicações com imagens têm mais impacto do que as publicações somente com conteúdo escrito. Desta forma, conseguimos perceber que um bom design juntamente com um bom conteúdo é o segredo para captar mais facilmente a atenção de quem vê.
Cada publicação deve ser vista como uma oportunidade única de comunicar com sucesso, pelo que tem de ser útil e relevante. Deve existir um planeamento cuidado e uma calendarização pensada, que defina os tópicos a abordar nas publicações, e o espaçamento temporal entre estas. Tenha em consideração os melhores timings de publicação para a sua audiência em cada rede social.
Conseguir medir e analisar resultados, ajuda-nos a perceber quais as publicações que têm mais sucesso e porquê. Desta forma, conseguimos conhecer melhor as preferências da nossa audiência, o que nos permite ser continuamente mais relevantes na comunicação que fazemos.
Evite publicar o mesmo conteúdo, da mesma forma, em todas as redes sociais em que está presente. Conteúdos para o Facebook, podem não ter a mesma prestação no LinkedIn, tal como bons conteúdos no Instagram, podem não ser bons conteúdos para o Twitter, e vice-versa. Cada rede social tem a sua especificidade, pelo que é importante conhecer as características de cada uma, para adaptar os conteúdos e a escrita da melhor forma.
A mais popular das redes sociais é o Facebook, um canal que pode ser utilizado para promover conteúdo externo, como artigos num blog ou um vídeo. No entanto, nunca partilhe somente um link, inclua uma descrição que desperte o interesse para a leitura do artigo ou visualização do vídeo.
Apesar de não ter grande restrição ao nível de número de caracteres, mantenha os textos curtos. Tire partido também do uso de imagens, com copy.
Estatísticas relevantes:
A limitação de 140 caracteres, não tem de ser uma desvantagem, apenas obriga a que a mensagem seja curta e objetiva. Este limite é um bom desafio para pôr em prática um estilo de copy mais conciso e certeiro, tal como se escrevesse títulos. Comunique benefícios, estimule a curiosidade e não se esqueça de usar hashtags relevantes.
Estatísticas relevantes:
Uma rede social focada em perfis profissionais, pelo que é ideal para negócios B2B. Tire partido dos grupos, e da possibilidade de escrever artigos em que pode aprofundar melhor alguns temas de interesse, que sejam relevantes para a audiência do seu negócio. Assim, ganhará credibilidade e a confiança dos seus leitores.
Estatística relevante:
É uma rede social com foco em conteúdos visuais, seja em formato de imagem ou vídeo. No Instagram deve tirar partido do poder do conteúdo visual associado ao poder do copy, para partilhar experiências de marca. Inclua hashtags relevantes, para conseguir que as publicações sejam vistas pela audiência certa.
Estatísticas relevantes:
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