Tenho a certeza que tem ou já pensou em colocar um botão de ação (CTA) no seu website para subscrição de newsletter. Esta é uma das formas mais populares de gerar leads (contactos). Contudo, e se pretende gerar um número significativo e constante de leads que resultem em oportunidades de negócio, não pode ficar por aqui.
É necessário aproveitar todos os canais que já tem disponíveis para gerar leads. Neste artigo iremos mostrar-lhe como poderá aproveitar o seu blog, campanhas de email e redes sociais para aumentar a sua lista de contactos.
Na nossa agência analisamos inúmeros websites de clientes e se há algo que vemos com frequência são clientes que fazem um esforço e investimento de tempo e recursos num blog/ secção de notícias que depois não é aproveitado para lead generation. Comece a gerar leads através do blog (já hoje) com estas três dicas:
Colocar um botão de ação no final de cada artigo que escreve deve ser obrigatório. Contudo, é necessário ter em conta que tipo de botões utilizar. Por exemplo, poderá promover um conteúdo premium (como ebooks,vídeos, whitepaers,etc,), promover um evento offline ou webinar ou a subscrição do seu blog. De acordo com uma experiência realizada pela Hubspot, colocar um botão de ação com subscrição direta, em vez de um botão de ação que direciona para uma landing page, no final de cada artigo pode aumentar em 20% a taxa de conversão.
Transformar os botões de ação que tem atualmente no seu blog para os tornar mais relevantes pode ser uma boa forma de converter mais visitantes em leads. Para aumentar o número de leads que se convertem em artigos atuais deverá começar por otimizar botões de ação em artigos que recebem muitas visitas de forma constante, provenientes de tráfego orgânico. Faça uma lista de todos os artigos com muitas visitas mas fracas taxas de conversão. Depois de escolher quais os artigos que deve otimizar deverá responder às seguintes questões:
- Que outras ofertas tem que são mais relevantes para promover neste artigo?
- Existem outros recursos relevantes que possa mencionar ao longo do artigo?
- Tem algum evento ou campanha especial que seja relevante e que possa promover?
Que keywords as pessoas utilizam para chegar aos seus artigos? Descubra quais são e certifique-se que essas keywords são utilizadas nos botões de ação. Desta forma está a criar relevância, o que consequentemente irá aumentar a probabilidade dos seus visitantes se converterem.
Como fazer?
O email marketing é excelente para namorar leads mas também pode (e deve) ser aproveitado para gerar novos contactos. Saiba como com estas duas simples dicas:
Para que consiga gerar leads através das suas campanhas de email é essencial melhorar a sua taxa de abertura, pois se ninguém abre os emails não vai conseguir gerar quaisquer leads.
Existem várias formas de melhorar a taxa de abertura, nomeadamente: usar de forma inteligente e criativa o preview text, otimizar a hora de envio das campanhas, fazer testes A/B ao assunto dos seus emails e analisar o que resulta melhor junto da sua audiência.
É essencial que os seus emails estejam conectados às redes sociais para garantir que a sua campanha pode ser partilhada com a rede de contactos da sua lista de distribuição. Se está a enviar conteúdo relevante no momento certo, será natural que os seus contactos queiram partilhar o mesmo com os seus amigos e colegas, aumentando assim (e muito) o alcance da sua campanha. É importante que os botões de partilha estejam bem identificados e que seja claro o que acontece caso um dos seus contactos decida clicar nos mesmos.
As redes sociais já não servem apenas para ver quem consegue mais likes ou mais fãs. O Facebook, Twitter e Linkedin, entre outras redes sociais têm-se afirmado como ótimas ferramentas para gerar tráfego e leads. Teste estas três dicas e veja a sua lista de contactos a aumentar:
Segmente os seus posts no Facebook para aumentar a probabilidade de conversão de visitantes em leads. Esta opção é gratuita no Facebook e permite mostrar conteúdo a pessoas que ainda não são fãs da sua página mas que têm interesses semelhantes aos seus atuais seguidores.
Tanto o Facebook, Twitter e Linkedin permitem fixar uma publicação ou tweet particularmente relevante ou que queira salientar durante um dertminado período de tempo para que a mesma não fique perdida na timeline.
Esta pode ser uma boa opção para promover um novo conteúdo ou evento online e aumentar a geração de novos contactos devido à posição de destaque que esse conteúdo irá ocupar na sua página.
Existem vários artigos e experiências realizadas que comprovam a eficácia da utilização de imagens em posts nas redes sociais. Desta forma, utilize sempre imagens nos seus updates nas redes sociais para aumentar o envolvimento com seguidores e dessa forma potenciar também a geração de novas leads.
Assista à gravação deste webinar e veja de que forma a escolha da tecnologia certa influencia a produtividade (e geração de leads!) da sua equipa de Marketing: