O Google Adwords é uma ferramenta muito influente nas vendas de um produto ou serviço. Conhecer e saber usá-la a nosso favor, pode determinar o sucesso de uma campanha de anúncios, e aumentar drasticamente as vendas.
Preparámos 9 dicas para que possa anunciar bem e aumentar a taxa de conversão.
Palavras-chave demasiado abrangentes podem significar mais cliques mas menos conversões. O que muitas vezes acontece, é que quando o utilizador pesquisa um produto ou um serviço, procura por qualquer coisa específica, e não, por exemplo, uma palavra-chave mais abrangente, como o nome de uma marca. Um exemplo. Qual destas palavras-chaves terão provavelmente mais conversões?
“Apple”
“Apple smartphones”
“Apple iPhone 6”
Muito provavelmente “Apple iPhone 6”. Esta palavra-chave pode ter menos impressões que, neste caso, o nome da marca “Apple”. Mas sendo mais específica, corresponde melhor ao que o utilizador procura, pelo que terá mais hipóteses de maior número de conversões.
A relevância das palavras-chave é crucial. Quanto mais relevante para o utilizador forem as palavras-chave utilizadas no anúncio, maior é a probabilidade de existir clique e conversão.
Pelo que as palavras-chave dinâmicas são uma boa solução. Permitem que os termos utilizados na pesquisa pelo utilizador, surjam no anúncio, e em destaque (a negrito).
Por exemplo, com a inserção no anúncio do código {KeyWord: Carros usados}, se um utilizador pesquisar por “Carros Fiat” e outro utilizador por “Carros Renault”, a palavra-chave pesquisada, desde que esteja no nosso grupo de anúncios, vai surgir automaticamente no anúncio.
Inserir o preço no anúncio pode ser um atrativo para o utilizador, principalmente se o preço do produto ou serviço que vendemos for competitivo. Se o utilizador clicar no anúncio, sabemos que existe potencial interesse na compra do produto ao preço apresentado. Se o preço não for convidativo, o utilizador não vai clicar, poupando-nos o custo desse clique.
Promoções são uma forma eficaz de atrair o clique.
O copy do anúncio, principalmente se for relativo a produtos ou serviços específicos, deverá estar alinhado com a landing page para onde o anúncio é reencaminhado. Não queremos que um utilizador que pesquisou “Portátil HP Pavilion”, seja encaminhado para uma landing page onde se apresentam todas as marcas de portáteis.
Para além de que as palavras-chave utilizadas no anúncio, devem ser incluídas também na landing page. Se isso ocorrer, o quality score vai melhorar e consequentemente reduzir o CPC - custo por clique da palavra-chave.
Uma das formas mais eficazes de reconquistar a oportunidade de vender. O Google Adwords permite apresentar anúncios de forma personalizada, baseado na landing page que um utilizador visitou. Mesmo que não tenha concretizado a compra, um anúncio sobre esse mesmo produto ou serviço, vai ser repetidamente apresentado na rede de anúncios do google.
Ideal para relembrar o utilizador, e incentivar a compra.
Se conseguirmos uma melhor taxa de cliques, teremos mais possibilidade de concretizar conversões. Pelo que é importante que implementemos as melhores práticas de CTR. Sugerimos este artigo do Search Engine Journal com 50 estratégias para aumentar o CTR, onde é abordado o processo para identificar oportunidades para uma campanha, os benefícios concretos de aumentar a taxa de cliques, e as estratégias utilizadas por gestores de PPC para aumentar a taxa de cliques em campanhas de pesquisa pagas.
Para quem tem lojas online, as listas de produtos do Adwords são uma eficaz forma de apresentar anúncios de produtos. Enviando uma base de dados e listagem dos produtos que temos disponíveis na nossa loja, para a nossa conta Merchant Center do Google, que deverá ser associada ao Adwords, os anúncios dos produtos da nossa loja são automaticamente apresentados de acordo com as palavras-chave pesquisadas pelos utilizadores.
Para mais cliques e mais conversões, os CTAs são, regra geral, palavras que influenciam o leitor do anúncio a agir. É necessário incentivar o utilizador a alguma ação na apresentação do anúncio. Expressões como “Compre já”, “Encomende agora”, “Ligue hoje”, “Subscreva”, “Peça um orçamento”, vão sugerir ao leitor do anúncio o próximo passo, seja encomendar um produto, subscrever a assinatura de uma revista, ou pedir um orçamento para um serviço.
Anunciar em dispositivos móveis, dependendo da indústria e mercado, pode ser até mais rentável do que anunciar em desktops, num ponto de vista de taxa de cliques e de conversão. Principalmente para os anunciantes locais. Se um utilizador se encontra em determinado lugar para comprar determinado produto, pesquisa e encontra o anúncio da sua loja, vai ser fácil optar por si. Pode ser uma aposta muito bem ganha.
Utilizar o Google Adwords para anunciar os seus produtos ou serviços é uma boa estratégia para aumentar as visitas e, consequentemente, para gerar mais leads, enchendo o topo do funil de marketing.
Uma parte importante de gerar mais leads é ter boas landing pages que estão focadas na conversão. Neste vídeo (gravação do webinar) poderá saber mais sobre como construir landing pages para gerar mais resultados: