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As 9 dicas para melhorar a taxa de conversão no Google Adwords

 O Google Adwords é uma ferramenta muito influente nas vendas de um produto ou serviço. Conhecer e saber usá-la a nosso favor, pode determinar o sucesso de uma campanha de anúncios, e aumentar drasticamente as vendas.

Preparámos 9 dicas para que possa anunciar bem e aumentar a taxa de conversão.

  1. Utilizar palavras-chave específicas

Palavras-chave demasiado abrangentes podem significar mais cliques mas menos conversões. O que muitas vezes acontece, é que quando o utilizador pesquisa um produto ou um serviço, procura por qualquer coisa específica, e não, por exemplo, uma palavra-chave mais abrangente, como o nome de uma marca. Um exemplo. Qual destas palavras-chaves terão provavelmente mais conversões?

“Apple”
“Apple smartphones”

“Apple iPhone 6”

Muito provavelmente “Apple iPhone 6”. Esta palavra-chave pode ter menos impressões que, neste caso, o nome da marca “Apple”. Mas sendo mais específica, corresponde melhor ao que o utilizador procura, pelo que terá mais hipóteses de maior número de conversões.

  1. Usar palavras-chave dinâmicas

A relevância das palavras-chave é crucial. Quanto mais relevante para o utilizador forem as palavras-chave utilizadas no anúncio, maior é a probabilidade de existir clique e conversão.

Pelo que as palavras-chave dinâmicas são uma boa solução. Permitem que os termos utilizados na pesquisa pelo utilizador, surjam no anúncio, e em destaque (a negrito).

Por exemplo, com a inserção no anúncio do código {KeyWord: Carros usados}, se um utilizador pesquisar por “Carros Fiat” e outro utilizador por “Carros Renault”, a palavra-chave pesquisada, desde que esteja no nosso grupo de anúncios, vai surgir automaticamente no anúncio.

  1. Incluir preços e promoções no anúncio

Inserir o preço no anúncio pode ser um atrativo para o utilizador, principalmente se o preço do produto ou serviço que vendemos for competitivo. Se o utilizador clicar no anúncio, sabemos que existe potencial interesse na compra do produto ao preço apresentado. Se o preço não for convidativo, o utilizador não vai clicar, poupando-nos o custo desse clique.
Promoções são uma forma eficaz de atrair o clique.

 

  1. Alinhar o copy com a landing page certa

O copy do anúncio, principalmente se for relativo a produtos ou serviços específicos, deverá estar alinhado com a landing page para onde o anúncio é reencaminhado. Não queremos que um utilizador que pesquisou “Portátil HP Pavilion”, seja encaminhado para uma landing page onde se apresentam todas as marcas de portáteis.

Para além de que as palavras-chave utilizadas no anúncio, devem ser incluídas também na landing page. Se isso ocorrer, o quality score vai melhorar e consequentemente reduzir o CPC - custo por clique da palavra-chave.

 

  1. Remarketing

Uma das formas mais eficazes de reconquistar a oportunidade de vender. O Google Adwords permite apresentar anúncios de forma personalizada, baseado na landing page que um utilizador visitou. Mesmo que não tenha concretizado a compra, um anúncio sobre esse mesmo produto ou serviço, vai ser repetidamente apresentado na rede de anúncios do google.
Ideal para relembrar o utilizador, e incentivar a compra.

 

  1. Implementar as melhores práticas de CTR

Se conseguirmos uma melhor taxa de cliques, teremos mais possibilidade de concretizar conversões. Pelo que é importante que implementemos as melhores práticas de CTR. Sugerimos este artigo do Search Engine Journal com 50 estratégias para aumentar o CTR, onde é abordado o processo para identificar oportunidades para uma campanha, os benefícios concretos de aumentar a taxa de cliques, e as estratégias utilizadas por gestores de PPC para aumentar a taxa de cliques em campanhas de pesquisa pagas.

  1. E-commerce: anúncios de lista de produtos

Para quem tem lojas online, as listas de produtos do Adwords são uma eficaz forma de apresentar anúncios de produtos. Enviando uma base de dados e listagem dos produtos que temos disponíveis na nossa loja, para a nossa conta Merchant Center do Google, que deverá ser associada ao Adwords, os anúncios dos produtos da nossa loja são automaticamente apresentados de acordo com as palavras-chave pesquisadas pelos utilizadores.

 

  1. Utilizar Calls-to-Action

Para mais cliques e mais conversões, os CTAs são, regra geral, palavras que influenciam o leitor do anúncio a agir. É necessário incentivar o utilizador a alguma ação na apresentação do anúncio. Expressões como “Compre já”, “Encomende agora”, “Ligue hoje”, “Subscreva”, “Peça um orçamento”, vão sugerir ao leitor do anúncio o próximo passo, seja encomendar um produto, subscrever a assinatura de uma revista, ou pedir um orçamento para um serviço.

  1. Impulsionar o mobile

Anunciar em dispositivos móveis, dependendo da indústria e mercado, pode ser até mais rentável do que anunciar em desktops, num ponto de vista de taxa de cliques e de conversão. Principalmente para os anunciantes locais. Se um utilizador se encontra em determinado lugar para comprar determinado produto, pesquisa e encontra o anúncio da sua loja, vai ser fácil optar por si. Pode ser uma aposta muito bem ganha.

 

Utilizar o Google Adwords para anunciar os seus produtos ou serviços é uma boa estratégia para aumentar as visitas e, consequentemente, para gerar mais leads, enchendo o topo do funil de marketing.

Uma parte importante de gerar mais leads é ter boas landing pages que estão focadas na conversão. Neste vídeo (gravação do webinar) poderá saber mais sobre como construir landing pages para gerar mais resultados:boas-praticas-landing-pages-gerar-mais-leads-webinar-video



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