Pode ser difícil de acreditar, mas a maioria dos marketers só começou a mostrar menos resistência à inovação relacionada com MarTech há cerca de meia dúzia de anos.
A verdade é que ganhar “à vontade” com qualquer software implica passar por uma curva de aprendizagem, e não se pode esperar menos que isso. Felizmente, as plataformas de Automação de Marketing evoluíram e oferecem hoje uma experiência suave e extremamente versátil aos seus utilizadores.
Por exemplo, a HubSpot tem-se esforçado continuamente por oferecer um layout e arquitetura simples que tornem ainda mais intuitivo o uso exponencial de todas as suas ferramentas. Mas, à parte disso, vamos perceber como tirar o máximo partido de um investimento cósmico como este.
E vamos começar por não assumir que um software de Automação de Marketing vai atuar como uma bala de prata e mitigar todos os seus problemas, mas que pode sim ter um papel preponderante na simplificação e eficiência de processos. Continue a ler para saber mais.
De acordo com o Glossário da consultora Gartner, o conceito vanguardista que funde o marketing e a tecnologia (geralmente designado por MarTech) descreve um conjunto de soluções de software utilizadas pelos líderes de marketing para apoiar as suas operações, objetivos comerciais e para impulsionar a eficiência dos processos dentro das suas organizações.
As soluções MarTech concentram-se fundamentalmente na entrega de conteúdos através de programas de nurturing, em processos de qualificação e priorização de leads que visam a automação do pipeline de vendas e na gestão do serviço ao cliente, fazendo sempre um uso extensivo de dados e análises.
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“Marketing Automation vs. MarTech” - é habitual vermos estes dois conceitos confrontados, quando o que realmente importa compreender é como estão intrinsecamente ligados.
Sem muitos rodeios, o MarTech é como o cluster tecnológico que torna possível toda a componente operacional do marketing digital. Com isto em mente, podemos então aferir que a Automação de Marketing é uma das "fatias do bolo" mais solicitadas, uma vez que é responsável pela automatização e eficiência operacional de uma panóplia de ações de marketing.
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As plataformas de Marketing Automation disponibilizam um vasto leque de ferramentas e vantagens além do email marketing.
No entanto, apesar de nem todos os profissionais de marketing estarem cientes disso, o email marketing é uma das principais ferramentas incluídas, que surge integrada no contexto de uma solução all-in-one.
Normalmente, um software de Marketing Automation é comercializado de forma modular, desde o Marketing, Vendas e Serviço ao Cliente, à viabilização de recursos específicos que permitem desenvolver websites orientados por dados (CMS). Existem ainda módulos mais técnicos que permitem escalar as potencialidades do CRM da plataforma, adaptando-o à realidade específica de cada negócio.
Para deixar tudo em pratos limpos, vamos espreitar as principais ferramentas que devem estar incluídas no módulo de marketing de qualquer software de Automação de Marketing, para um engagement personalizado e omnicanal:
Provavelmente já sentiu que a sua empresa alocou uma boa percentagem do orçamento de marketing numa peça sofisticada de tecnologia, certo? Temos boas notícias, há um fundamento para isso!
E tudo o que precisa de fazer é provar o valor do software, impulsionando a produtividade dos seus esforços de marketing, que garantidamente se vão refletir numa maior eficiência operacional e em novos fluxos de receita.
Reunimos 5 dicas essenciais que vão ajudar a demonstrar aos seus stakeholders como tirar o máximo partido do software de Automação de Marketing:
Nota: Não tente fazer tudo ao mesmo tempo. Ponha o básico a funcionar primeiro, e vai estar a gerar ROI num abrir e fechar de olhos. Mantenha o ímpeto, construa a capacidade e rapidamente irá assistir a um aumento qualificado da sua base de dados.
Não há problema em não acertar à primeira. O Marketing Automation não é necessariamente a solução mágica e imediata que gostaríamos que fosse. Mas também não é nenhum bicho de sete cabeças. A sua implementação, execução e sucesso sustentado apenas requerem lógica, consistência e uma abordagem sistemática.