Chega o verão, o calor e as férias, e o trabalho entra em ritmo mais brando. Mais pessoas da empresa estão de férias, mas há que manter o marketing continuamente em atividade.
Com menos recursos, o planeamento e automatização sobressaem, para que se continue a marcar o passo da atividade comercial. Pode ser até uma boa altura para chegar aos clientes que, em tempo de férias, têm mais disponibilidade para interagir com os seus conteúdos.
Tire partido da altura do ano
Talvez seja uma boa altura para fazer ações de verão. Porque não organizar um evento, convidar os clientes e colaboradores da empresa para um evento exterior, celebrar o verão e criar momentos de networking e partilha. É a altura certa, e uma boa oportunidade para ser mais social e estabelecer cumplicidade profissional com os stakeholders.
Um passatempo de verão?
Dê à sua audiência uma razão para se envolver com a marca. Organize um passatempo associado ao verão e ganhe a atenção de potenciais clientes. Para além disso, é uma excelente forma de recolher contactos e construir / aumentar a base de dados para futuras campanhas de email marketing.
Recompense os clientes leais
Com ofertas para eventos, ou oferecer promoções ou descontos de verão em serviços ou produtos da empresa. Mostre que está satisfeito por ter clientes que são leais, para promover continuamente uma boa relação. Fidelizar clientes deve ser sempre uma das prioridades de negócio.
Use as redes sociais
Poderá depender de negócio para negócio. Se puder, use as redes sociais seja, por exemplo, no Facebook ou Instagram, para mostrar imagens que associam os seus produtos ou serviços em ambientes de destinos de férias (de fazer inveja). Com alguma criatividade e boa disposição na comunicação, pode fazer boas publicações que despertem a atenção e envolvam a audiência.
Planeie e priorize
Ter colaboradores ausentes dificulta a fluidez de processos e dos trabalhos de marketing que são necessários para que a empresa não pare. Pelo que deve planear com as equipas de marketing & vendas, os trabalhos que são urgentes assegurar durante os períodos de férias. Definir os trabalhos entre os elementos das equipas, e delegar as responsabilidades das pessoas que estão ausentes. Destaque as atividades e ações que são urgentes, das importantes e menos importantes. Será que algumas tarefas podem ficar para Setembro?
Automatize. Mostre que está presente, mesmo quando não está
Faça um planeamento de conteúdos dedicado para esta altura do ano. Crie conteúdos antecipadamente, e automatize publicações de redes sociais e envio de email marketing através de software de marketing automation. Não tem que criar conteúdo e publicá-lo imediatamente. Crie os conteúdos e agende, para que o envio de emails ou as publicações sejam automáticas para as datas que pretende. Mesmo que esteja de férias, e sem acesso ao computador, o marketing está a funcionar de forma automatizada e contínua.
Recicle conteúdo
Aproveite o bom conteúdo que tem. Edite, faça um update, e volte a publicá-lo. Numa altura em que pode haver menos recursos para criar novos conteúdos de raiz, pode aproveitar para melhorar os conteúdos que já tem e voltar a partilhá-los.
Tenha uma agência do seu lado
Uma agência de marketing estará sempre disponível para trabalhar as suas campanhas, mesmo que a sua equipa de marketing vá de férias. Reúna com a sua agência e prepare o verão. Desta forma, poderá ir de férias descansado, sabendo que tem uma equipa de especialistas a manter o seu marketing ativo, e a gerar resultados.
Aproveite as férias para por a leitura em dia. Sugerimos o nosso novo eBook sobre Lead Scoring, para se inspirar e pôr em ação no seu regresso: