Progressive profilling é uma prática utilizada por marketers, normalmente suportada por uma ferramenta de marketing automation, que permite a recolha progressiva e não repetitiva de dados, melhorando as taxas de conversão e a qualificação das leads.
O progressive profilling permite ter um formulário de campos dinâmicos de forma a criar um processo interativo em que certas questões aparecem nos seus formulários baseado naquilo que já sabe sobre uma determinada lead.
Esta tecnologia permite que cada vez que a sua lead preencha um formulário nas suas páginas, será sempre diferente, permitindo a recolha e compilação de mais informação, sem ser necessário utlizar formulários extensos e repetitivos.
Vantagem para a lead: pode aceder aos seus conteúdos e ofertas sem ter de repetir a inserção de dados e sem ter de preencher formulários extensos e dissuadores.
Vantagem para a empresa: permite captar mais informação sobre a lead, ao apresentar-lhe outros campos no formulário e, ao utilizar formulários mais reduzidos aumenta a probabilidade de conversão.
Ao conseguir recolher mais dados, conseguirá criar um perfil mais completo de cada contacto na sua lista e aumentar a lead intelligence de cada lead sem criar fricção ou obstáculos na conversão do formulário, ou seja, o progressive profilling permite captar boa informação sobre as suas leads, de forma fácil (para o utilizador e o marketer).
Isto não é surpresa nenhuma. Os utilizadores (as suas leads) estão mais propensos a preencher formulários quando estes são curtos, rápidos e fáceis de preencher.
Com esta tecnologia automatizada podemos então apresentar e pedir campos diferentes ao utilizador, fazendo com que os campos do formulário sejam poucos, e tornando mais apetecível o seu preenchimento, aumentando as conversões.
Esta tecnologia permite utilizar o mesmo formulário em mais que uma landing page, poupando tempo e garantindo resultados.
Por exemplo, em vez de criar um formulário diferente para cada landing page, pode definir formulários por tipos de conteúdo (eBook, webinar, vídeo...) ou referentes a cada fase da buyer's journey (Awareness, Consideration, Decision).
Os contactos que preenchem o seu primeiro formulário devem submeter a informação que é mais importante recolher, por exemplo, o nome, o email e empresa.
Através da utilização de progressive profiling, cada nova interação com o formulário vai captar dados adicionais, por ordem de relevância para o seu negócio: função, departamento, dimensão da empresa, localização, ou outros.
Assim, vai efetuar uma melhor qualificação da lead tanto para os programas de marketing como para a entrega da lead qualificada à equipa de vendas.
Plataformas como a HubSpot fazem progressive prifiling através de Smart Forms. Ao reconhecer a visita de um utilizador que já se tenha convertido, para além de pré-preencher os campos do formulário usando a informação de conversões anteriores, vai alterar o próprio formulário com os campos em "fila de espera" que definiu.
Melhorar a qualificação de leads é um dos passos fundamentais do para melhorar a relação entre as equipas de Marketing e Vendas, e gerar mais resultados.
Veja mais no eBook "4 etapas para alinhar o seu marketing e Vendas".