De acordo com um estudo do Baymard Institute, cerca de 69% dos compradores ecommerce abandonam o carrinho de compras e não concluem a compra. Mas nem tudo está perdido. O mesmo estudo afirma que é possível recuperar 63% destas receitas. Descubra como.
O primeiro passo para perceber o porquê da desistência da compra no nosso site de ecommerce, é identificar o que está errado no nosso processo de venda online.
Analise o comportamento online do comprador através de ferramentas de Analytics (Hubspot, Google Analytics), testes de usabilidade ou perguntando diretamente aos utilizadores o que pode melhorar.
Depois de identificar os entraves, elabore uma robusta Estratégia Inbound, com atenção aos detalhes do processo de checkout, para que as leads concluam a compra online, ao invés de abandonarem o carrinho de compras.
É uma questão de saber gerir as expetativas do comprador relativamente ao preço. Evidencie o preço final do produto no início do processo de compra e o timing de entrega.
Faça o que fizer, não esconda para o fim os custos de envio ou outras taxas. O utilizador quer transparência, não quer surpresas no preço.
Novo registo, mais uma password, mais partilha de informação pessoal. Este é o ponto de vista de quem compra online. Criar uma nova conta é um processo de repetição e de trabalho que o utilizador quer evitar. É um impedimento à compra.
Facilite-lhe a vida. Utilize um sistema que identifique o utilizador (ex: através de cookies), dê-lhe a possibilidade de fazer um guest checkout, ou opte por um plugin de redes sociais para o utilizador criar uma conta em um ou dois cliques.
Alguns utilizadores podem não estar interessados na compra imediata, ou planeiam comprar mais tarde. Esta é uma atitude da parte do possível comprador, e de desistência do carrinho de compra, que é difícil de identificar.
Inclua a possibilidade de o utilizador guardar o produto para comprar depois, ou de criar uma lista de favoritos. Desta forma poderá identificar a intenção do comprador, e namorar a lead para concretizar a venda.
Diferentes compradores, diferentes preferências. Uns preferem pagar mais pela entrega do produto no dia seguinte, outros prescindem da rapidez da entrega, pela poupança. Outros ainda, preferem encomendar em quantidade, por custos de envio gratuitos.
Dê escolha ao comprador. Inclua diferentes opções de entrega, com diferentes custos de envio.
Um estudo da Vouchercloud afirma que 59% dos utilizadores vão desistir da compra se não estiver disponível o meio de pagamento preferido do comprador.
O meio de pagamento é um critério decisivo. Seja por uma questão de preferência, disponibilidade para pagamento, ou mesmo confiança no website. Inclua diferentes meios de pagamentos.
O checkout está demorado ou confuso? Já perdeu a venda.
O checkout tem que ser rápido e fácil. Procure ter os passos essenciais (5 em média) para obter a informação necessária, e dê a oportunidade ao comprador de finalizar a encomenda o mais rápido possível.
A pesquisa e a compra de produtos online via dispositivos móveis é uma tendência em crescendo. Não ter o website otimizado para tablets ou smartphones significa perder vendas.
Foque-se na boa experiência de utilização do possível comprador, principalmente para o que ele pretende da versão mobile. Os utilizadores podem querer somente pesquisar produtos num smartphone, e preferir fazer o checkout em desktop.
Inclua testemunhos. Estatísticas comprovam que 80% dos compradores equivalem comentários online a recomendações pessoais. Apreciações positivas de diferentes pessoas vão impulsionar a confiança na marca e a compra do produto. Incentive as pessoas a comentarem, e partilhe recomendações nas redes sociais.
Ser claro e transparente na informação acerca da devolução ou troca de produtos é fundamental para que o comprador se sinta mais seguro ao efetuar a compra online. Não podendo ter experiência direta com o produto, como numa loja física, as pessoas querem saber que podem contar com a marca para devolver ou trocar a encomenda.
A compra online é uma experiência impessoal. O que as pessoas vêem é um website com informação. Mas necessitam saber que podem pegar no telefone ou enviar um email e que são atendidos em tempo útil, caso exista alguma dúvida ou problema. Que está alguém do outro lado se precisarem.
Assegure-se de que os contactos estão visíveis em qualquer página do website, e informe as horas de atendimento. Principalmente se tiver um negócio online global, com diferentes fusos horários.
Assista à gravação deste webinar e veja de que forma a escolha da tecnologia certa vai influenciar a produtividade da sua equipas de Marketing e Vendas.