Aceite este desafio: comunique sem incomodar
O mundo digital trouxe um poder infindável aos utilizadores em produzir conteúdos de todas as formas e feitos.
Esta expansão da comunicação a todos e para todos, foi naturalmente aproveitada pelas empresas, que viram uma oportunidade enorme em vender os seus produtos e serviços através da possibilidade de interagir diretamente com o consumidor.
Até há bem pouco tempo, era este o modelo que prevalecia no mundo digital, uma enorme caixa de correio onde as empresas facilmente enchiam com os seus folhetos digitais de publicidade.
Sabe o que acontece à maioria dessa publicidade digital? Trash (aka: lixo)!
Sim, eu sei... Neste momento está a pensar “eu faço isso com a publicidade digital que recebo”!
Isto foi o comportamento das marcas durante muitos anos, que com o marketing one-to-one se tentou começar a fazer algo diferente, mais personalizado, no entanto baseado em critérios só por si muito pouco precisos.
Definir o target com base em critérios meramente demográficos, ou gostos, foi e é ainda uma estratégia usada por muitas empresas para impactar quem procuram.
Mais uma vez, qual o resultado dessa forma de comunicar? Garantidamente melhor que o seu primórdio, mas ainda assim sem grandes resultados. E porquê?
Ambas são estratégia de marketing outbound, onde o consumidor é impactado com conteúdo que a marca acha que ele quer, no momento que a marca acha que é o melhor.
Esta forma de interagir com o consumidor, a que as marcas chamam comunicação, não é nada mais nada menos que intrusão. É aqui que surge a fricção.
Segundo o Facebook (quem diria!) os consumidores estão “cansados” de serem incomodados com conteúdos que não pretendem, e isso origina que abandonem o processo de compra, de consulta de informação, etc que estejam a realizar. Esta fricção está a fazer com que as empresas, em vez de conseguirem atingir os objetivos da comunicação que planearam, estejam a perder oportunidades.
Assim sendo, a fricção é o que as empresas têm de eliminar ou reduzir nas suas interações com o seu target.
Uma das técnicas de marketing mais evoluídas nesse aspeto é o Inbound Marketing, que se diferencia das restantes abordagens por comunicar não com targets, mas com personas. Uma pequena mudança mas que faz toda a diferença.
E porquê?
Porque uma persona é previamente estudada, caracterizada e delineada. O Inbound Marketing irá garantir que os conteúdos sejam desejados por quem os lê, e não “impingidos” como no marketing tradicional.
Adote um marketing Frictionless. Elimine o atrito ou fricção que uma comunicação push costuma provocar.
Resumindo, adote uma estratégia focada no seu consumidor ideal. Use as personas.
A comunicação terá de ter a persona na base de tudo, e dessa forma estamos a reduzir ao máximo o efeito de friction, aumentando as probabilidades de obtermos sucesso: vender os nossos produtos ou serviços e satisfazer os nossos clientes.
Less friction, better competition! #goinbound